Comida Japonesa


0 votes

A comida japonesa, embora seja criativa e altamente globalizada, com nuances regionais exclusivas em cada parte do mundo, possui uma origem que se fundamenta nos costumes e hábitos alimentares de outros países. O refinamento nas receitas e o modo de preparo, contudo, é que são exclusivos da cultura japonesa.

A primeira influência sofrida pelo Japão foi da China, acredita-se, em uma época especulada de 300 aC. Foi nessa época que o Japão se moldou como um grande cultivador de arroz. Os hashis e o molho de soja, além do tofu, são particularidades que o Japão também absorveu dos costumes chineses e levou para a sua cultura e história.



Com a ascensão do budismo, por volta de 700 dC, a carne foi menos consumida, já que ela é a principal religião do país. A partir dessa proibição que o peixe, os popularíssimos sushis, levou mais destaque e variação nos cardápios.

Na sequência, o Japão buscou uma maneira de padronizar as suas receitas e, por conta disso, se apoiou na divisão das suas refeições em cinco grupos de cores (verde, vermelho, amarelo, branco e preto-roxo) e em seis sabores (amargo, ácido, doce, quente, salgados e delicados). Essa base é utilizada ainda hoje na composição dos pratos.

Novas influências na comida japonesa passaram a surgir a partir do ano 1200, com o comércio de exportação cada vez mais prolífero. Milho, batata e batata doce foram alguns dos ingredientes que passaram a dominar a gastronomia local, bem como a carne, séculos depois.

Hoje em dia, os mais populares são o arroz e macarrão, além do molho de soja e o tofu. Brotos de bambu, algas e, claro, peixes, são preferência, também, bem como o chá verde, o saquê e a cerveja o são, para acompanhar as refeições. E, abaixo, podemos conferir algumas peculiaridades da culinária do Japão:

Fatos curiosos sobre a culinária japonesa

  • O arroz é tão popular que é comum comê-lo no café da manhã, até.
  • O forno não é tão comum, nos lares japoneses, diferentemente das panelas de arroz.
  • O noodles, quando apreciado em suspiros soprados, indica que a refeição está uma delícia.
  • Carne de baleia é fácil de se encontrar, no país, bem como outros animais marinhos, como polvo, lula e água-viva, entre outros.
  • O atum mais caro do mundo foi vendido no Japão, e custou 735 mil dólares americanos ao comprador.
  • O saquê japonês é feito à base de arroz fermentado, servido, geralmente, quente.

Você gosta de comida japonesa?

Fonte: Foodbycountry





Leave a Reply