Como fazer bolinho de chuva


0 votes

E quem não gosta de um delicioso bolinho de chuva, digno da receita da vovó? Saiba como fazer o seu!

O bolino de chuva é uma especialidade típica do Brasil e também de Portugal. Ele é feito de ingredientes básicos da nossa cozinha, como farinha de trigo, fermento químico, ovos e leite. Após fritos, muitas pessoas gostam de saboreá-los na mistura de açúcar com canela.



É uma opção de lanche da tarde muito fácil de ser preparada e conquistou pessoas de outras regiões do mundo, como na África que por lá a massa possui paladar próximo ao de uma massa de sonho, conhecida por lá como “bola de Berlim”, sendo consumida no natal nessa região.

No Brasil o bolinho de chuva é considerado como bolinho da vovó, ou receita da vovó. Se tornou popular por aqui através do programa de TV “Sítio do Picapau Amarelo”, por meio da Tia Nastácia, que sempre fazia o bolinho para as crianças Narizinho, Pedrinho e também para a famosa boneca de pano, Emília.

O nome “bolinho de chuva” se deu devido a sua facilidade no preparo, onde se torna mais gostoso nos dias de chuva por poder ser servido com um chá quente. Outra versão é que ele é mais fácil de ser feito nos dias de chuva porque o deslocamento até os supermercados fica mais difícil para comprar bolos e pães para o lanche da tarde e como os ingredientes são básicos em uma cozinha, é uma boa opção.

A história do bolinho de chuva

Em uma tarde chuvosa do século XX, uma pessoa batizou de Bolinho de chuva o preparo feito com farinha de trigo, açúcar, fermento e ovos, que também pode ser feito sem os ovos.

Conta a história que a avó estava cuidando dos netos que queriam comer algo diferente. Como estava chovendo muito forte, a avó sem poder sair de casa com as crianças para ir no centro de compras, decidiu preparar algo com os ingredientes que tinha em casa, criando assim o bolinho de chuva.

Daí o famoso nome popular de receita da vovó ou bolinho da vovó, pois os netinhos adoraram o bolinho preparado com muito carinho pela avó. O bolinho de chuva lembra a alegria das crianças, que não podiam brincar no quintal por causa da chuva, ao saborear o bolinho feito por essa velhinha, onde o nome se manteve ligado à sua receita.



Receita do bolinho de chuva

Para preparar esse bolinho que agrada não só o paladar dos pequenos, mas também de pessoas de todas as idades, veja a receita de bolinho de chuva. Você vai precisar de:

  • ¾ de xícara de chá de açúcar
  • 2 ovos
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • Açúcar e canela em pó para polvilhar
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Óleo para fritar

Preparo:

Junte em uma vasilha os ovos, sal e açúcar misturando bem. Acrescente a farinha de trigo e o leite, mexendo com uma colher e depois coloque o fermento. Aqueça o óleo em uma panela, de forma que cubra os bolinhos. Assim que o óleo estiver quente, abaixe o fogo para colocar os bolinhos para fritar, para isso use uma colher para modelá-los.

Vá colocando pequenas porções de bolinhos no óleo e deixe fritar até ficarem dourados. Assim que escorrer a gordura, passe-os no açúcar com canela e sirva.

Fonte: Devaneiosdemomo



Leave a Reply