Como fazer cupcake


0 votes

Com certeza esses bolinhos conquistaram as festas e outros eventos. Veja aqui como fazer cupcake e aproveitar melhor essa delícia!

De origem inglesa, o cupcake está presente em eventos e festas como uma opção de bolo que enfeita a mesa e agrada o paladar da maior parte dos convidados. Seu nome orignal é fairy cake, ou seja, bolo de fada.



Primeiramente se tornou famoso nos Estados Unidos, onde ganhou esse nome de cupcake (bolo de xícara), já que a sua receita é com xícaras como medida. Antigamente as pessoas usavam os ingredientes medidos em peso, por isso o nome cupcake acabou pegando e se tornando famoso. Fora que esses bolinhos eram assados em xícaras, fortalecendo ainda mais a ideia do nome.

Os cupcakes são parecidos com os muffins, porém se diferenciam por serem mais decorados e mais leves. Eles se tornaram a opção perfeita para ser servido em festas, chás de bebês e outros eventos, porque são delicados e podem ser decorados com o tema do evento.

Eles são tão bonitos que chega parecer terem sidos feitos por fadas. Por isso é uma presença marcante em festas, principalmente de crianças. Geralmente são servidos como lembrancinhas para batizados, de nascimento e até de casamento. Tradicionalmente, os cupcakes eram feitos com baunilha e cobertura defondant, mas com o passar do tempo ele pode ser encontrado em diversas variações no modo de preparo, receita e sabores.

A praticidade dos cupcakes

Quem não quer poder fazer um bolo rápido e gostoso, não é mesmo? Com isso os cupcakes revolucionaram o mundo das confeitarias, inicialmente nos Estados Unidos no século XIX. Eles são feitos com ingredientes básicos e a sua maneira de preparo rompeu com as tradições na culinária.

Essa é uma técnica que se tornou muito conveniente para as pessoas, já que até mesmo o tempo para assar é muito mais rápido o que os bolos tradicionais. Como no início do século XX não existiam ainda as forminhas para assá-los, as pessoas assavam nas xícaras mesmo, o que contribui mais ainda para o famoso termo popular Cupcake, ou bolo de xícara.

Os cupcakes são, atualmente, uma tendência na culinária mundial, pois a sua popularidade conquistou o mundo por diversas razões. É possível combinar vários sabores extravagantes, fácil de ser transportado, possui tamanho ideal para uma pessoa saboreá-lo, versatilidade na decoração e na embalagem.



Tanto que os cupcakes estão presentes em pequenas reuniões, aniversários, eventos corporativos, grandes jantares e até em casamentos. Hoje em dia tudo se tornou motivo para oferecer cupcake, já que esse bolinho agrada tanto as crianças quanto os adultos.

Receita de cupcakes

Anote uma receita básica de cupcake:

  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de baunilha
  • 220 ml de leite
  • 220 gramas de margarina sem sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 350 gramas de farinha de trigo
  • 350 gramas de açúcar refinado
  • 2 gramas de sal

Preparo:

  1. Bata na batedeira a margarina em temperatura ambiente com o açúcar até ficar esbranquiçado.
  2. Coloque os ovos e bata novamente.
  3. Em outra vasilha, coloque baunilha no leite e reserve.
  4. Coloque em outra vasilha a farinha de trigo, o fermento e o sal, misturando-os.
  5. Coloque a massa do cupcake com um pouco de farinha, leite e misture ligeiramente.
  6. Acrescente o restante da farinha e o leite, mexendo devagar até a massa ficar homogênea e então, preencha as forminhas.
  7. Coloque para assar, lembrando que os cupcakes assam mais rápidos do que os bolos comuns.

Fonte: Wonderhowto

 



Leave a Reply