Como fazer panqueca


0 votes

Aprenda aqui como fazer panqueca de forma rápida e um pouco sobre a sua história para deixar esse prato ainda mais gostoso sempre.

Panqueca é uma massa fina frita em um fio de óleo na frigideira antiaderente ou em uma chapa. A massa é feita de farinha, ovos e leite, como receita básica, pois existem outras variações onde são acrescentados fermento e outros ingredientes.



Nos Estados Unidos a panqueca é uma refeição matinal, onde leva mel para acrescentar um sabor especial e mais doce, conhecidas como American Pancakes. Já na maior parte dos países da América do Sul e América Central, elas são um prato diferentes das panquecas de lá.

Inclusive por aqui onde são servidas como opções salgadas, enroladas e recheadas de frango, atum, carne moída ou de presunto e queijo. Sem contar que por aqui são refeições típicas da hora do almoço ou jantar.

Origem das panquecas

Essa é uma receita que vem dos norte-americanos, pancake. Também é comum para os franceses, que as chama de crepe, mas quando chegou por aqui as panquecas se reinventaram, onde ganhou muitas opções de recheios, caldas, sorvetes e molhos. Com certeza nós, brasileiros, quem demos o toque especial para as panquecas, onde não se encontra qualquer uma parecida com a nossa.

Dicas para obter a melhor panqueca

Sabe por que nos Estados Unidos se serve panquecas pela manhã? É porque ninguém resiste a uma panqueca quentinha, sendo um excelente remédio para as manhãs mais difíceis. E tudo o que você precisa fazer é preparar e comer a panqueca para que volte o seu otimismo e você tenha todo aquele bom humor de volta.

As panquecas estão presentes em um almoço ou jantar especial, no café da manhã à modo americano e até mesmo como uma opção deliciosa de lanche da tarde, como panqueca doce. Para preparar a sua panqueca, antes de uma receita básica e muito gostosa, confira algumas dicas para não errar à mão e ter aquela maravilhosa receita de panqueca para saborear.

Dicas para preparar as melhores panquecas:



  • Deixe a massa descansar: espere cerca de 15-30 minutos ou você pode deixar a massa descansar a noite toda. Com isso os ingredientes vão se misturar e lhe dará uma textura melhor.
  • Não trabalhe muito a massa: trabalhar demais a massa faz com que a sua panqueca fique mais massuda e dura. Você precisa parar quando ainda houver pequenos traços na massa de farinha.
  • Não vire a massa antes do tempo: o ideal é esperar até que forme bolhas no centro da panqueca. E não se esqueça: vire apenas uma única vez a massa.
  • Separe os ovos para bater claras em neve: isso vai deixar a sua panqueca mais fofa, batendo até que formem picos firmes. Coloque as gemas junto com os ingredientes molhados e assim que juntar aos ingredientes secos, deixe a massa descansar sem colocar as claras em neve, juntando-as apenas quando for cozinhar as panquecas, mas não misture tudo, pois pequenos traços de claras na massa é que deixa a panqueca macia.

Receita de panqueca

Para fazer panqueca, você vai precisar de:

  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 xícara de leite

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ter uma massa líquida. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque um pouco de massa nela, esparramando de forma a cobrir o fundo todo a ter uma camada fina de massa. O ponto é quando a massa não grudar mais e se soltar facilmente da frigideira. Vire para igualar os lados e coloque o recheio que desejar.

Fonte: Idiva



Leave a Reply