Conheça a história do bobó de camarão


3 votes

Para você que adora um bobó de camarão, conheça de onde ele veio e como foi criado.

O bobó de camarão é um prato típico da culinária afro-brasileira. Ele possui uma consistência cremosa e é feito de camarões que são refogados juntamente com temperos verdes e também com leite de coco, depois misturados com um purê de aipim e outros ingredientes, o que resulta num prato muito saboroso.

Já conquistou muitos paladares pelo mundo, mas é um prato típico da Bahia, aqui no Brasil.



A contribuição dos africanos para a Bahia

Não é segredo para ninguém que os africanos são quem mais contribuíram para o que se tornou a Bahia hoje. Suas influências culturais são tão fortes que chegaram até a cozinha, onde a culinária baiana tem muitos pratos de origem africana, entre eles o bobó de camarão.

O bobó de camarão é um prato que possui alguns ingredientes de origem africana e entre eles podemos destacar o azeite de dendê e a pimenta. Ingredientes nativos do Brasil também dão um sabor ao bobó de camarão, como o coentro e a mandioca.

Hoje o bobó de camarão é tido como uma das receitas mais pedidas em qualquer restaurante da Bahia e é servido frio, morno ou quente agradando assim, muitos paladares e também pode ser o prato principal ou como acompanhamento.

Mas não é apenas na Bahia que o prato é apreciado, mas em outros lugares do país, porém ele acaba sofrendo algumas modificações, como no Rio de Janeiro, por exemplo, que é feito com azeite de oliva. Este é um tanto forte para paladares não iniciados na culinária da Bahia e o leite de coco se torna como um ingrediente opcional, já que não agrada todos os paladares.

Podemos dizer que o bobó de camarão é um prato de peso médio, considerando a receita que leva os ingredientes tradicionais baianos. Ele é um prato cremoso e que tem aromas marcados pelo azeite de dendê, coentro e o leite de coco, sem contar no sabor do camarão, é claro.

A história do bobó de camarão

Cresceu na Bahia, onde se tornou em um prato típico, mas sua história é africana. O bobó de camarão foi trazido à culinária popular brasileira há muito tempo, no século XVII. Atualmente ele é tão popular quanto a cultura nordestina e é como uma instituição referente a gastronomia regional do país.



Antes era preparado com inhame, porém hoje o prato é mais moderno e recebeu ingredientes típicos do Brasil, como é o caso do camarão, dendê, aipim e coentro. O resultado dessa troca de ingredientes foi um prato com sabor surpreendente. Podemos considerar o bobó como um purê, já que em seu preparado o aipim é amassado ou batido no liquidificador.

Chegou na Bahia pelas mãos africanas e de lá se espalhou rapidamente aos melhores restaurantes do país, fazendo parte até mesmo dos menus de chefs estrelados. Na Bahia ele se tornou uma das receitas mais requisitadas e é um prato bem popular em cada canto do Brasil.

E você, já experimentou o bobó de camarão? O que achou?

Fonte: Amazonaws



Leave a Reply