Dicas para guardar batatas cozidas na geladeira


1 vote

Aprenda a guardar as batatas cozidas na geladeira sem que elas estraguem e aproveite muito mais os alimentos.

Ao cozinhar batatas em excesso, você não pode guardá-las por mais de dois dias, pois elas podem estragar na geladeira. As batatas quando cozidas tendem a ficar escuras, passando a apresentar uma cor cinzenta, que é capaz de tirar o apetite de qualquer pessoa ao olhá-la.



Não dá para saber se a batata armazenada na geladeira vai ou não escurecer e nem quando isso acontecerá, isso porque suas manchas são quase impossíveis de detectar. Uma das possíveis causas desse escurecimento é as condições ruins de armazenamento, ou seja, o alumínio usado durante o processo de cozimento ou até mesmo a oxidação do alimento podem ser as causas da descoloração da batata.

Se você quer guardar batatas na geladeira, existem várias formas de prevenir o problema. Porém, mesmo quando elas estiverem ligeiramente escurecidas, as áreas que foram afetadas ainda podem ser consumidas sem causar quaisquer problemas à saúde, como intoxicação alimentar, por exemplo.

Dicas para escolher bem as batatas

Existem uma grande variedade de batatas com cores da casca e da polpa diferente. Mas no Brasil as pessoas optam mais pelas batatas de casca e polpa amarelas. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, por exemplo, se consome mais batata de casca rosada e com polpa creme.

Independente do tipo que você escolher, é importante saber algumas dicas para não perdê-las sem consumi-las. O ideal é optar por comprar batatas na quantidade necessária para o consumo e dentro de até 2 semanas. Com isso você terá o produto sempre fresco em sua casa, sem correr o risco de desperdício.

A maior parte das pessoas quando vão comprar batatas, optam por batatas de casca lisa, com boa apresentação externa e sem defeitos. Mas é importante saber que esses pequenos defeitos existentes na casca não vão comprometer a qualidade da polpa dela e nem mesmo o seu valor nutritivo, pois eles são eliminados quando a batata é descascada, apenas.

Na hora da compra você precisa evitar as batatas com brotos, pois elas vão apresentar menos durabilidade e menos qualidade nutritiva. Para saber se as batatas que vai usar são ou não de boa qualidade, ou seja, se são farinhentas ou não, é só você cortá-las em duas metades e esfregar uma metade na outra.



Com isso você saberá identificar se vai ou não aparecer espumas ou se uma parte vai aderir à outra facilmente, então com certeza elas são farinhentas. Porém, isso não significa que elas estão estragadas, mas com certeza não são mais gostosas.

Dicas para armazenar as batatas na geladeira sem que elas escurecem

  1. Ao compras batatas, guarde-as em uma despensa fresca, com temperatura que esteja acima de 4,5°C e seca, até elas ficarem prontas para o consumo.
  2. Assim que cozinhá-las, coloque um pouco de suco de limão sobre elas porque isso vai evitar que as batatas escureçam na geladeira.
  3. Coloque as batatas para refrigerar em uma vasilha hermética, mas sem congelá-las. As batatas quando estão cozidas e forem congeladas vão ficar moles e também aguados após serem aquecidos de novo, a menos que seja feito um purê de batata com elas.
  4. Caso você não consuma essas batatas cozidas, então as jogue fora para não correr risco de alguma intoxicação alimentar.

Fonte: The trenton line



Leave a Reply