Melhores alimentos para a gravidez


0 votes

Descubra aqui quais os alimentos mais indicados para promover a boa saúde sua e do seu bebê vendo os melhores alimentos para a gravidez.

Uma gestante precisa se alimentar muito bem para suprir as vitaminas e nutrientes que o seu corpo está “perdendo” durante a gestação e para contribuir com a formação do seu bebê. Para ajudar as mamães, separamos uma lista com os melhores alimentos para a gravidez. Confira!



  1. Feijão

É uma fonte de ferro, cálcio (feijões cozidos: soja, feijão branco, feijão-guando, feijão-rosinha, feijão-preto, 1 xícara grão de bico, feijão-cavalo, feijão-manteiga, feijões vermelhos, 1-1/2 xícaras), proteínas, zinco, fibras, magnésio, carboidratos e vitaminas, em especial do complexo B.

O feijão ainda oferece substâncias antioxidantes que diminuem o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, assim como uma incidência menor de doenças degenerativas. Embora as proteínas do feijão seja um pouco menor do que as das carnes, oferece uma vantagem se combinado com o arroz, pois se torna uma mistura de proteínas de maior nutrição.

Sem contar que ela tem fibras solúveis que após ser ingerido, se transforma em gel e fica por um tempo maior no estômago, o que dá uma sensação de maior saciedade.

  1. Castanha do Pará

Ideal principalmente para as gestantes que querem evitar comer peixes, a castanha do Pará inclui ômega 3, este possui um papel importante para a formação do cérebro do bebê. Inclua até quatro castanhas do Pará em sua dieta diária. Outras oleaginosas boas são as amêndoas, castanhas de caju e nozes.

  1. Ovos

Oferece poucas calorias e mais de 12 vitaminas e minerais, substâncias essenciais para a intensa produção de células do corpo do bebê. Sem contar que os ovos são ricos em colina, este é um nutriente que colabora com o crescimento do bebê e a saúde cerebral, prevenindo defeitos relacionados ao tubo neural.

  1. Iogurte

Oferece proteína, que é essencial para a construção celular do bebê, e cálcio, fundamental para a boa formação dos ossos e dentes. Se for do tipo grego, é melhor ainda por conter o dobre de proteína dos iogurtes comuns. Para ficar mais saboroso, inclua mel e frustas picadas.



  1. Couve manteiga

É a verdura que mais contém ferro e cálcio, além de possui um alto teor de vitamina C, o que aumenta a capacidade de absorção dos minerais no organismo. Sem contar que é uma excelente fonte de betacaroteno e de vitamina E, ferro, potássio e ácido fólico e se você colocar algumas gotinhas de limão ou outras frutas cítricas, conseguirá acelerar o processo de absorção de cálcio e ferro. Dica: para manter as vitaminas A e C, cozinhe a couve bem rápido com um pouco de água, apenas, ou então a vapor ou na sopa.

  1. Sardinhas

Ela oferece proteínas completas e com alto valor biológico, magnésio, ferro, vitaminas A, B, D, E e K e fósforo, além de uma grande quantidade de ácidos graxos, como o ômega 3, que colabora com a diminuição do colesterol LDL. Dica: prepare as sardinhas assadas ou cozidas para manter suas propriedades.

  1. Pão integral

Embora ofereça as mesmas propriedades que o pão branco, como cálcio, vitaminas, potássio, ferro, magnésio e fósforo, ele tem uma vantagem de que os benefícios são em maiores quantidades. Sem contar que contém fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, controla o colesterol e proporciona sensação de saciedade.

Fonte: Mdspa

 



Leave a Reply