Qual o tempo máximo para manter uma carne na geladeira


0 votes

As carnes precisam de muito cuidado para não estragar e fazer mal à saúde. Veja qual o tempo máximo para manter uma carne na geladeira e como mantê-la.

Se você vai preparar logo uma carne, então não é preciso congelar e é aí que mora o perigo. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual o tempo máximo para manter uma carne na geladeira. Veja aqui algumas dicas:



– Carne embalada

Se a carne estiver embalada e selada a vácuo, então vai durar até a data de validade que estiver informado na embalagem, desde que não seja aberto o pacote. Se você abrir, então ela vai durar de três até cinco dias no máximo.

– Cortes de carnes frescas

No caso dos cortes de carnes frescas que ficam no balcão de frios podem durar em média de três até cinco dias na geladeira.

É fundamental entender que as carnes estragam rapidamente e observar sempre antes do consumo de qualquer carne, se ela está com cheiro ou aparência ruim. Nesse caso você deve jogá-la fora e não importa por quanto tempo ela ficou na sua geladeira.

Aprendendo a guardar a carne



A carne não pode ser guardada da forma que veio do supermercado, você precisa ter uma atenção especial ao armazenamento da mesma. Ao armazená-la, você precisa fazer isso em temperatura específica e não pode guardá-la limpa. Veja como guardar a carne adequadamente:

– Na geladeira

Quando você guardar a carne na geladeira, opte por usar um recipiente de plástico que tenha tampa ou então use um saco plástico que feche bem.

– No freezer

Não é recomendado descongelar a carne e congelar novamente, então quando você for armazenar a carne no seu freezer, opte por separar em pequenas porções para descongelar apenas a quantidade que for usar. Não se esqueça de etiquetar cada pacote com a data de validade para saber quando vencerá.

Se puder, embale as carnes à vácuo, mas se não for possível, embale cada pacote o mais rente possível. Quando congelar a carne no freezer, o ideal é manter a uma temperatura de -18°C para que se formem cristais pequenos em volta do pacote, pois isso  conservará melhor a carne, bem como o seu sabor e nutrientes.

Uma dica muito importante é congelar as carnes com suas gorduras e cartilagens. Isso funciona como sendo uma camada protetora, evitando o seu ressecamento. Guardando corretamente a carne ela pode durar até três meses. Mas se você guardar a carne temperada, o tempo de congelamento precisa ser menor. Na geladeira ela dura por até três dias e no freezer até 1 mês.

Cuidados importantes ao descongelar a carne

Ao deixar a carne descongelando em cima da pia (temperatura ambiente), os microrganismos vão se proliferar mais rápido e trará maior riscos à saúde. O mais indicado é retirar o pacote de carne doo freezer e colocar para descongelar um dia antes, mas dentro da geladeira.

O mais indicado é comprar a carne de acordo com que for fazendo as suas receitas, assim você terá sempre uma carne fresquinha para usar. Se não puder, pelo menos tente comprar semanalmente, pois o processo de congelar a carne faz com que ela perca seus sucos importantes. Outra dica é para que a carne congelada não tenha seu sabor prejudicado, amacie-a corretamente antes de fazer a receita.

Fonte: Bio-blog



Leave a Reply