Segredos para fazer massa caseira


0 votes

Você já imaginou fazer sua própria massa? Se estiver pensando nisso agora, confira os segredos de preparar a melhor massa caseira.

Sabemos que os italianos quando chegaram ao Brasil trouxeram com eles a paixão pelas massas, tanto que nós brasileiros somos apaixonados pelos mais variados tipos de massa que existe. Mas sair para comer fora, nem sempre é uma opção, que tal preparar a própria massa? Conheça alguns segredos a seguir.



Descobrindo os segredos para preparar uma boa massa caseira

Comece escolhendo uma boa farinha

Os melhores pizzaiolos usavam muito de uma farinha ultrarrefinada de origem italiana. No entanto, ela não é mais tão queridinha assim, as favoritas do momento – principalmente devido a alta do dólar – são as farinhas nacionais tipo Premium. Essas farinhas não são tão finas, mas tem uma baixa quantidade das partículas das cascas.

Outra dica que os chefs dão é usar um mix de farinhas, o que eles afirmam que mesmo a nacional sendo Premium, em alguns casos elas podem variar na qualidade e isso pode afetar a qualidade da sua massa. Portanto, se você pode comprar a farinha italiana, mistura com a farinha brasileira.

Misturando farinha e sêmola

Outra dica dada pelos chefs é a mistura feita entre farinha e sêmola. Enquanto alguns usam 65% de farinha e 35% de sêmola, outros usam 80% de farinha e 20% de sêmola. Salvatore Loi é um mestre conceituado e diz que cada tipo de massa deve ter a mistura certa, ele usa – por exemplo – no parppardelle e no fettuccine metade de farinha e metade de sêmola.

O controverso ovo

Usar ou não usar? Eis a questão! Os mestres culinários italianos dizem que a verdadeira massa não leva ovos, já que quem deve prevalecer é o molho. Já alguns cozinheiros brasileiros afirmam que para cada 100 gramas de farinha, um ovo é acrescentado – com gema e tudo!

Outra dica importante é que em massa mais amareladas como o pappardelle, você pode colocar mais gemas, para que a massa fique da cor exata.

Força

Se você tem uma batedeira industrial em casa, nem precisará usar tanta força assim. Mas caso você só tenha a batedeira convencional, não a utilize na preparação da massa, pois ela não pode receber calor mecânico e sua batedeira irá esquentar com tanto esforço para bater a massa pesada. Portanto, use as mãos e não estranhe o fato da massa ser quebradiça. Pois ela só ficará elástica depois que o glúten 'acordar'.



Condições climáticas também são importantes

Por incrível que pareça, é sempre importante ficar atento ao clima, pois se o local onde está é úmido demais, será necessário acrescentar um pouco a mais de farinha. Já em locais muito quentes, você pode acertar o ponto da massa com o auxilio de claras.

Cozinhando a massa

Por fim, a parte mais importante, cozinhar a massa. Você deve cozinhar cada 100 gramas de massa em um litro de água, coloque um punhado de sal e deixa a água ferver bem, só então coloque a massa. Para saber se está pronta, é só esperar ela flutuar, depois é escorrer e comer.

Agora que já sabe os segredos é só fazer e cozinhar a massa!

Fonte: Huffpost

 



Leave a Reply