Surf and turf – conheça esta novidade culinária


0 votes

Os pratos conhecidos como surf and turf são extremamente apreciados nas mais variadas partes do mundo, tendo ficados famosos a partir da sua apresentação em realitys shows da alta gastronomia em diversos países, como Top Chef e Master Chef.

Como consiste o surf and turf

Para quem imagina que isto pode parecer uma ação culinária diferenciada a mesma consiste apenas na combinação em determinada receita de ingredientes do mar e da terra para que ocorra a mistura de seus sabores.



Este tipo de criação de pratos culinários não é uma novidade recente já que em muitos países este tipo de combinação se faz antiga como na cozinha marítima espanhola sendo chamada por eles de Mar y Montana.

As combinações possíveis são inúmeras com ostras em molho feito de terra destilada ou ainda um Linguado a la Plancha com presunto serrano que se refere a um acompanhamento comum para peixes em diferentes partes da Espanha.

Existem ainda possibilidades neste caso com o uso do bacon para hidratar o bacalhau durante o seu processo de cozimento que vai deixar esta carne do mar muito mais macia e tenra sem contar no famoso antepasto italiano Vitello tonnato.

Nesta receita ocorre a combinação entre fatias de vitela cobertas com um molho cremoso de maionese de atum tendo ainda files de anchova que pode ser servido frio como entrada.

Mas não se restringe a Europa este tipo de combinação que também ocorre nos Estados Unidos desde a década de 1960 como a junção de camarões ou lagostas com file mignon bem alto e conta com formulações sutis como os mexilhões com bacon.

Com isso, a tendência cada vez mais na moda da culinária chamada de surf and turf se refere apenas na mistura de alimentos do mar e da terra em uma única receita em formulações dos mais variados tipos e gostos.



 

Fonte: Urbandictionary

 



Leave a Reply