Azeitonas: saiba mais sobre elas


0 votes

As azeitonas são frutos das oliveiras. São versáteis e podem ser comidos como tira gosto ou usadas como ingredientes de variados pratos. São trunfos da cozinha mediterrânea.
Estes frutos são cultivados desde as épocas bíblicas, sendo a oliveira um grande símbolo de paz e uma árvore que resiste a invernos muito frios e verões muito quentes.
Quando cruas, as azeitonas são muito amargas e por isso elas devem ficar em conserva para depois serem comidas. Estas conservas são feitas de água e sal, o que dá ao fruto um sabor adocicado e ao mesmo tempo salgado.

Azeitonas
As azeitonas são de vários tipos. Vamos citar alguns deles.
– Kalamata
Originária da região de Kalamata, esta azeitona é preta, tem o sabor salgado e provavelmente é mais popular na Austrália.
– Nicoise
É uma pequena azeitona francesa de cor preta, tem sabor de noz e geralmente é colocada na salada que acaba por ter o mesmo nome Nicoise.
– Ligúria
É um tipo de azeitona oleosa, italiana e também de cor preta. Esta espécie tem um sabor muito suave e é muito usada com peixes.



Como comprar azeitonas

As oliveiras florescem durante todo o ano. Portanto sempre encontramos azeitonas. Para comprar as azeitonas verdes, devemos procurar as maiores que possuem mais carne, e esta deve estar bem firme. Já no caso das azeitonas pretas devem ser pequenas e brilhantes. As azeitonas vendidas em delicatessen tendem a ser melhores que as vendidas nos supermercados.

Armazenamento

Quando colocadas em água com sal e potes fechados, e quando tiradas, se tiradas com ferramentas limpas, as azeitonas podem permanecer na geladeira por até 3 semanas.

Onde usar azeitonas    

Ficam perfeitas quando nas pizzas, molhos para massa e saladas. Nas bebidas são tradicionalmente usadas nos martinis. 
Quando você for colocar as azeitonas no molho, um segredo é colocá-las quando ele já estiver pronto, pois se cozidas demais elas correm o risco de ficar amargas.



Fonte: Taste



Leave a Reply