Benefícios da beterraba


0 votes

Se você não gosta de beterraba, vai começar a adorar depois de ver os benefícios dela para a saúde.

Sabe aquele vegetal de cor vermelha e doce? Então, ele oferece muitos benefícios para a saúde. A beterraba é um vegetal que pode ser consumido cozido, assado ou cru e ela é usada em sopas, molhos e saladas. Conheça os benefícios que ela nos oferece:



  1. Pele

Esse é um vegetal rico em antioxidantes, ajudando a pele a partir dos processos de oxidação dos radicais livres. A beterraba é desintoxicante natural, purificando o sangue e deixando a pele com mais brilho. Através do suco de beterraba, você tem grande ajuda contra espinhas e furúnculo, além de diminuir a inflamação da pele e funcionando como substância antienvelhecimento.

Fora que a beterraba é fonte de licopeno, um potente antioxidante que ajuda  a manter a elasticidade da pele, protegendo-a contra as radiações solares.

  1. Diabetes

Possui um alto teor em fibras, estas ajudam no controle do nível de açúcar em nosso organismo. Tem um alto índice glicêmico, mas a beterraba oferece também baixa carga glicémico.

  1. Benefícios nutricionais

Esse vegetal tem baixo teor calórico, fornecendo apenas 40 calorias a cada 100 gramas. A beterraba oferece antioxidantes e muitos minerais, como magnésio, ferro, potássio e sódio. Sua cor vermelha é devido à presença de betaína, responsável por ajudar na saúde do coração. Sem contar que a beterraba pode ser uma excelente fonte de fibra dietética, ajudando muito na digestão.

  1. Prevenção do câncer

Contém betacianina que ajuda na inibição da formação de células cancerígenas em nosso corpo, ou seja, reduzem o metabolismo das células cancerosas. Também oferece Nitrosamina, esta previne a formação de células cancerígenas, além da beterraba ainda auxiliar na diminuição dos efeitos citostáticos e do aumento do apetite. Os tipos de câncer que ela previne são o de cólon, mama e pele.

  1. Fígado

A beterraba contém betaína e metionina, estas ajudam no bom funcionamento do fígado. Oferece também beta-cianina, colaborando com o processo de desintoxicação do fígado e do sangue, protegendo as células do fígado.



  1. Coração

Estão presentes na beterraba também os carotenoides e flavonoides, estes são poderosos antioxidantes na ajuda da redução de colesterol mau, o LDL, para as artérias. Sem contar que a beterraba é uma fonte excelente de fibras, reduzindo assim o colesterol e os níveis de triglicerídeos, aumentando o colesterol bom, HDL.

A beterraba é rica também em nitratos, estes ajudam na produção de óxido nítrico do sangue, alargando os vasos sanguíneos e baixando a pressão do sangue no corpo. É importante saber que a dilatação dos vasos sanguíneos leva a um consumo maior de oxigênio e reduz a pressão arterial.

  1. Anemia

O suco de beterraba tem ferro, o que regenera e ativa RBC no sangue, aumentando a hemoglobina do sangue. Portanto a beterraba previne tonturas e fadigas, pois luta contra anemia, além de oferecer boa circulação de oxigênio para o corpo, colaborando contra a insônia e a inquietação.

  1. Cabelo

Possui carotenoides que ajudam no crescimento do cabelo, dando mais brilho e ainda melhorando a qualidade e espessura dos fios.

  1. Previne perda de memória e demência

Ela melhora o fluxo de sangue e os nitratos da beterraba se convertem em nitritos, estes ajudam na abertura dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue para o cérebro, ajudando na interrupção do processo de perda de memória e de demência.

Fonte: Chicagonow



Leave a Reply