Benefícios da canela


0 votes

Conheça os principais benefícios da canela para a nossa saúde e saiba como usá-la no dia a dia em diversas receitas.

A canela é uma árvore pequena mais comum na região do Oriente Médio e na Ásia do Sul. Por aqui encontramos a canela em forma de pau ou em pó e ela é realmente o córtex da árvore. Podemos facilmente encontrar a canela casia e Ceilan, derivadas dessas árvores.



Os principais benefícios que a canela oferece, são:

  • Combate as infecções nas vias respiratórias: ela é um expectorante natural e possui um efeito secante nas mucosas;
  • Controla a diabetes: melhora o uso do açúcar;
  • Melhora o ânimo, diminuindo a fadiga: ela aumenta a resistência contra o estresse;
  • Melhora os transtornos digestivos: ajuda a tratar a diarreia, problemas espasmódicos e os gases por ter efeito antiespamódico, antibacteriano e anti-inflamatório;
  • Combate o colesterol: ela ajuda no combate ao colesterol por conter antioxidantes.

A canela pode ser aproveitada em diversas receitas, além de poder ser polvilhada sobre as sobremesas, mingau, creme e mousses. Outra maneira de aproveitar os benefícios da canela é em forma de chá.

Cada 100 gramas de canela contém 252 calorias, 24,4 gramas de fibras, 28 mg de vitamina C, 26 mcg de vitamina A, 55,5 gramas de carboidratos, 38 mg de ferro, 1228 mg de cálcio, 3,2 gorduras e  3,9 gramas de proteínas. Esses benefícios podem ser aproveitados com uma colher de café diariamente de canela em pó.

Canela ajuda a emagrecer

A canela emagrece pelo fato de:

  • Ajuda na diminuição das calorias ingeridas, já que ela pode substituir o açúcar no café, vitaminas, cá e leite;
  • Reduz a gordura acumulada por melhorar a sensibilidade nos tecidos em relação à ação da insulina;
  • Diminui o apetite por ser rica em fibras.

Ingerir a canela com o intuito de perder peso é um engano, pois ela sozinha não fará diferença na balança. É importante ter uma alimentação equilibrada, juntamente com peixe, legumes, cereais integrais, verduras e frutas, além é claro de exercícios físicos.

Outros benefícios da canela

  1. A canela ajuda as pessoas que têm diabetes do tipo 2, além de diminuir o colesterol LDL, o colesterol total e os triglicérides. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Ministério de Agricultura dos Estados Unidos, 60 pessoas que eram diabéticas do tipo 2 passaram a comer 1 grama de canela por 40 dias, conseguiram diminuir os níveis de açúcar, do colesterol total, colesterol LDL e do triglicérides.
  2. Estudos mostram também que a canela tem propriedades antibacterianas, anti-fungos e anti-parasitas. Ela também é bastante eficaz contra úlceras estomacais, candidíase vaginal, piolhos e candidíase oral.
  3. A canela é  fonte de manganês, ferro, fibra dietética e cálcio. A fibra colabora com o alívio da prisão de ventre e síndrome do intestino preso. Já a combinação de fibra e cálcio colaboram em não usar a bílis, prevenindo possível dano às células, que contribui em prevenir o câncer de cólon.
  4. Ela tem propriedades anti-inflamatórias, já que a maior parte da população come comidas gordurosas e alimentos processados, o que causa inflamação nos órgãos internos e nos tecidos.

Fonte: Activeonegroup





Leave a Reply