Benefícios da couve


0 votes

Conheça aqui os benefícios da couve, a verdura que é cicatrizante e anti-inflamatória, e inclua mais esse alimento em seu dia a dia.

Você sabe quais os benefícios que a couve oferece para a nossa saúde? Por ser um alimento muito nutritivo, a couve proporciona muitos benefícios para a saúde, sendo altamente indicada para quem deseja manter uma boa dieta, equilibrada e saudável.



Ela é rica em vitamina C, A, BI, B2, B3, B5 e K, sem contar que é uma excelente fonte de ferro, magnésio, cálcio, cloro, fósforo, sódio, enxofre e silício. Sem contar que oferece baixa quantidade de sódio, pouca caloria e é de fácil digestão.

E mais! Quanto mais os especialistas estudam a verdura, mais vantagens surgem. Além de tudo isso mencionado acima, ela é cicatrizante e anti-inflamatória e o mais importante é que ela ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

Tudo isso vem dos glicosinolatos, fitoquímicos naturais que tem ação desintoxicante, estimulando o organismo para se livrar das substâncias cancerígenas e fortalecer o sistema imunológico.

Lista de benefícios da couve

Entre os benefícios da couve, listamos:

  1. É rica em glicosinolatos, estes são fitoquímicos naturais que tem ação desintoxicante, ou seja, ela ajuda a estimular a limpeza das substâncias que são tóxicas ao nosso organismo.
  2. Colabora com a saúde dos ossos, deixando-os mais fortes, pois a couve é rica em magnésio e em cálcio. Se você deseja melhorar a densidade óssea, é necessário incluir o magnésio, além do cálcio para que ele exerça a sua função dentro dos ossos.
  3. Oferece fibras que nos deixam por mais tempo saciados, além de ser pobre em calorias, tanto que é muito indicada para a redução de peso.
  4. Ela é fonte de minerais que pertencem ao complexo B, como ácido pantotênico, niacina, riboflavina e piridoxina.
  5. Melhora a pele e ainda reduz o inchaço e a acne. Isso porque ela é rica em vitamina A, essa age como antioxidante. Os antioxidantes combatem os radicais livres que são associados com o envelhecimento precoce da pele.
  6. É excelente fonte de vitamina E e proteína.
  7. O magnésio da couve é essencial na formação e no bom funcionamento de nossos neurotransmissores, estes mantêm o nosso bom humor.
  8. Aproveite o caule e as folhas, pois são excelentes fontes de minerais, como cobre, ferro, cálcio, selênio, manganês, zinco e potássio.

Portanto, quando você coloca a couve no seu prato, tudo funciona melhor. Lembre-se de que a couve oferece uma variedade incrível de vitaminas e minerais e estes ao serem combinados com fotoquímicos, ajuda na absorção de outros nutrientes presentes em sua refeição, principalmente o cálcio.

Alguns nutricionistas alegam que a couve é um alimento ainda mais adequado para a saúde dos ossos do que o leite de vaca. Isso porque além de ter magnésio e cálcio, ela ainda possui dois minerais em quantidades suficientes. Portanto, o cálcio precisa do magnésio na quantidade certa para poder exercer as suas funções, incluindo formar a massa óssea.



Sem contar que o leite de vaca oferece três vezes mais cálcio do que precisamos e nove vezes menos magnésio. Ou seja, o cálcio passa a ter dificuldades para se fixar nos ossos e ainda rouba magnésio do nosso organismo. Sem contar que a maior parte desse mineral está concentrada dentro do nosso osso, então ao consumir mais cálcio do que magnésio, isso aumenta o risco de perda de massa óssea. Isso acarreta em osteoporose.

Fonte: Hort



Leave a Reply