Comida Alemã


0 votes

A Alemanha é uma nação que desponta pelo seu capricho com a arte gastronômica da comida alemã. Localizada no meio da Europa Ocidental, o que garante a todo o país noites de verão longas e convidativas à socialização, enquanto o inverno é frio, muito frio, e convidativo a programas internos sob forte neve.

Além disso, o calendário cristão é outra mina do tesouro para a culinária alemã, já que somam eventos o ano inteiro e garantem festividades e, claro, inventividade dos seus chefs amadores e profissionais.



Peculiaridades sobre a culinária alemã

Historicamente, a culinária do país tem sido rotulada como calórica e indigesta, mas os últimos dois séculos trouxeram novidades, como a proximidade com a Itália e a França, seculares centro gastronômicos da Europa, que rendeu à Alemanha a adoção de especiarias e métodos de cozimento.

Hoje, cada especialidade se divide geograficamente, seja pela flora e fauna local ou pela proximidade com o mar, o que dava a tais regiões a possibilidade de incrementar sabores e compor novidades aos seus cardápios.

A história da culinária alemã

Os capítulos passados da história mostraram que a região era rica em trigo, cevada e vívida em pastagens para o gado. Assim, não era raro ver ovelhas, vacas e cabras para o consumo de carne na comida alemã e, indiretamente, na produção de leite, manteiga e queijo.

Aos poucos, temperos foram introduzidos, como salsa, aipo e dill, e, posteriormente, chegaram a aveia e o centeio. As áreas ao redor da cidade de Colônia foram especialmente ricas em especiarias e comidas exóticas, já que eram rotas comerciais prolíferas.

Com o tempo, a caça cresceu, na região toda, trazendo novidades à mesa, como cordeiro e porco, ambos complementados por novos temperos, como mostarda, rábano e bagas de zimbro.



Tudo isso contribuiu para uma peculiar e incrivelmente distinta gastronomia, que, além das cores e aromas que consegue criar, tem se especializado, cada vez mais, na fabricação e distribuição de cerveja.

Embora não seja mais a líder no consumo, ostenta uma bela terceira posição, segundo um ranking atualizado em 2004. Foram 116 litros por pessoa, em média, ficando atrás apenas da República Checa e da Irlanda.

São muitas nuances para um mesmo país que tem se especializado continuamente em trazer novidades para a comida alemã, tanto ao seu público quanto a um ávido consumidor estrangeiro. Da tradicional cerveja às especiarias e receitas únicas do país, vale a pena conhecer dada pedacinho suculento da Alemanha.

Dentre os pratos típicos da culinária alemã estão os famosos: strudel de maçã, pretzels, eintopf, Spatzle, e outros muito saborosos. Qual seu preferido?

 

 

Fonte: Germanfood



Leave a Reply