Comida mexicana


0 votes

A pimenta é, sim, uma das principais características da comida mexicana. Mas quem acha que ela se restringe apenas ao ardor do condimento pode ser pego de surpresa por uma das artes gastronômicas mais coloridas e inventivas da América Latina – se não a maior delas.

A extensão geográfica do país permite, também, que ingredientes específicos sejam privilegiados em algumas regiões e menos, em outras. Isso traz uma imensidão de receitas ricas, variadas e, principalmente, deliciosas e apreciadas ao redor do mundo.



O aspecto cultural se destaca na gastronomia mexicana, que assume uma personalidade própria, ainda que tenha sido influenciada pela raízes culinárias de outras nações, durante o seu desenvolvimento.

Culturas próprias, no entanto, se misturam aos valores vindos de fora do país, criando uma amálgama bonita de se ver, desejosa no aroma e deliciosa ao paladar. Assim, pega-se um pouco de ingredientes frescos e aromáticos, cores variadas, um pouco do que aprenderam os antigos astecas sobre o cozimento e outras técnicas internacionais para compor a complexa e original culinária mexicana.

Os temperos da comida mexicana

A pimenta é usada habitualmente nos pratos de comida mexicana, como as sementes anchiote, por exemplo, para temperar frangos e peixes; as secas e as jalapeños, para dar mais fervor a caldos e sopas, e outras tantas, para carnes e outros tipos de receitas.

Aliado a isso, pega-se uma geografia recortada com peculiares gostos alimentares. No norte, por exemplo, a carne é preferência, enquanto, no sul, legumes e o frango são mais persistentes no cardápio.

Os peixes e frutos do mar esbanjam criatividade e sabor nos litorais mexicanos, como garoupas, robalos, lagostas, caranguejos e ostras.



Saiba mais sobre a culinária mexicana e deixe-se encantar por uma vastidão de sabores.

A história e desenvolvimento da culinária mexicana

Enquanto milho, feijão, abóbora, tomate e chiles são comuns na região, sendo toda a base culinária do país, as tortillas foram a alternativa ao pão, enquanto outros ingredientes vieram de partes distintas do globo e, aos poucos, aprimoradas aos caprichos mexicanos.

Para produzi-las, não faltam maquinários específicos para criar sabores únicos e regionais, como a prensa para fazer tortillas, e a frigideira específica para fritá-las. Outros itens indispensáveis à comida mexicana local é o molcahete e o tejolete, pilões e almofariz feitos a partir de rochas vulcânicas, o que as fazem aguentar altas temperaturas e são utilizados, frequentemente, para moer ervas e outras especiarias.

 Agora que já conhece mais a respeito que tal ir direto para a página de receitas de Comida Mexicana do nosso site e começar a preparar deliciosos pratos. Existe uma variedade de receitas saboras e práticas de fazer. ?

Fonte: Acapulcos



Leave a Reply