Comida tailandesa


0 votes

Conhecida mundialmente pelo exotismo, a comida tailandesa pode parecer excêntrica, à primeira vista, mas essa é uma fachada que esconde, com sutileza e criatividade, uma das cozinhas mais ricas e versáteis de todo o globo terrestre.

Para se ter uma noção do quanto ela é costurada a partir do sucesso de outras receitas mundo afora, a Tailândia criou raízes na sua culinária com o uso criativo de ervas e especiarias e, também, em um forte contraste de texturas, tudo isso à influência de outras culinárias asiáticas e europeias, todas trabalhadas com fervor, ao longo dos últimos séculos, através do comércio e intercâmbios diplomáticos.



Abaixo, podemos conferir algumas peculiaridades da inventiva gastronomia tailandesa:

  • Pode-se notar forte presença de arroz, peixe, vegetais e ervas na culinária regional da comida tailandesa. Não por coincidência, isso é reflexo dos povoados que vivem à beira das águas e se influenciam pelo cultivo e plantio, bem como da pesca.
  • Os modos de preparo mais populares são a estufa, a grelha e os cozidos, até que os chineses trouxeram a técnica de fritura quente diferenciada. Outras especiarias foram trazidas por europeus e indianos, como o curry, por exemplo, ao passo que as próprios tailandeses mesclavam tais ingredientes à sua cultura.
  • São quatro grandes estilos regionais de culinária tailandesa. O mais popular é o Royal, ou Haute Cuisine, que trabalha com os ingredientes mais raros e frescos para criar delícias pouco conhecidas fora do país.
  • De estética valorizada e cores e texturas contrastantes, ainda que equilibradas, a cozinha tailandesa se preocupa com a apresentação do prato, tanto quanto com o sabor de suas receitas.
  • A maneira de servir, por sua vez, oferece todas as opções à mesa de uma vez, sem sequência de pratos. O arroz é a base para quase tudo, nas refeições.

Pratos típicos tailandeses

Em geral, uma boa e típica refeição tailandesa conta com hors deouvre (bolinhos recheados com macarrão frito crocante), saladas com molhos à base de peixe e, quase sempre na companhia de frutos do mar, carne e legumes, e pimentões coloridos – que tendem a vir na companhia de vegetais, carne ou peixe. Você pode conferir aqui uma seleção de Receitas de Comidas Tailandesa e preparar agora mesmo o prato que for mais do seu agrado.

As sopas acompanhadas de carne ou o caldo de legumes, têm forte presença na culinária local. Misturas de ervas e especiarias dão o toque regional com sapiência e equilíbrio.

Ou seja: deu para perceber o quanto a comida tailandesa é versátil, imaginativa e é capaz de oferecer uma gama rica de sabores e variedade.

 

Fonte: Foodreference



Leave a Reply