Como congelar a massa do cupcake


0 votes

Se você trabalha com cupcakes ou quer fazer para um evento, aprenda a congelar a massa e deixe o dia a dia mais prático.

Se você vai dar uma festa ou evento e irá servir cupcakes, não deixe para fazer tudo no último momento. Você pode congelar a massa do cupcake para colocar para assar no dia do evento. Saiba aqui como fazer o congelamento da massa de cupcake sem que ela estrague.



Congelando a massa dos cupcakes

Agora você pode ganhar tempo na cozinha ao preparar uma festa ou outro evento qualquer em que vai servir cupcakes para os seus convidados. Sabe como? Fazendo a massa para cupcakes dias antes e congelando-as para somente colocar no forno no dia do evento. Muito prático, não é mesmo? E que tal testar aí na sua casa essa novidade? Então aprenda como congelar a massa do cupcake aqui!

A primeira coisa a fazer é preparar a massa de cupcake como de costume, usando a sua receita tradicional. Agora vamos ver como congelar a massa com direito a fermento:

  1. Se preferir congelar a massa em sacos: a massa de cupcakes pode ser congelada em sacos plásticos, como o saco zip, só não esqueça de etiquetar com a data que congelou. Depois de congelada, mantenha a massa de cupcake no congelador por até 3 meses. Quando for usar, para descongelar você vai precisar deixar o pacote em temperatura ambiente para que a massa descongele completamente e então poderá encher as forminhas para colocá-las para assar.
  2. Congelamento da massa já nas forminhas: você terá que colocar as forminhas de papel dentro da fôrma de cupcake (ou de empada) e só assim encher a forminha com a massa. Primeiro, leve aberto para poder congelar e só depois de congeladas é que você vai cobri-las com alumínio e plástico firme, embrulhando cada um individualmente. Na hora de descongelar, você já poderá levar diretamente para o forno, deixando por mais 5 minutos do que o tempo normal de cozimento. Se preferir, antes de colocar para assar você pode deixar descongelando em temperatura ambiente e colocar para assar no tempo normal.

Dicas úteis:

  • Se você optar por congelar em forminhas de papel, é importante saber que para assar ou descongelar antes de assar, será necessário colocar a massa ou a forminha usada em outra fôrma de cupcakes.
  • No caso de usar uma massa com maisena e com bicarbonato de sódio, evite congelar. Isso porque a maisena e o bicarbonato não são indicados para serem congelados, pois não se comportam bem após o descongelamento.
  • Se quiser congelar o cupcake já assado, você poderá fazer, desde que ele não esteja decorado, ou seja, apenas o bolo mesmo. Para isso, após assados os cupcakes, deixe eles esfriarem bem para então embrulhá-los individualmente usando o plástico filme e o papel alumínio. Coloque-os em uma vasilha para congelá-los e retire-os assim que congelados, colocando-os em sacos zip. Dessa maneira os cupcakes vão durar até 3 meses. Para poder descongelar, retire do congelador e deixe em temperatura ambiente por até 2 horas e assim que estiver em temperatura ambiente, decore-o como quiser.

Fonte: Howtocookthat

 

 



Leave a Reply