Como esfriar batata mais rápido


0 votes

Se você não tem tempo para esperar as batatas esfriarem ou não gosta de descascá-las quente, encontre a solução aqui para esfriar a batata mais rápido!

Muitas vezes não temos tempo para preparar uma receita e toda ajuda para facilitar o preparo é bem vinda, não é mesmo? Como são muitas as receitas que vai batatas como ingredientes, vamos ensinar você a esfriar mais rápido as batatas.

Não importa o que você pretende preparar, como salada, gnocci ou simplesmente batatas assadas, o fato que existem várias receitas que precisam das batatas à temperatura ambiente. É aí que entra a falta de tempo, pois nem sempre dá tempo de ficar esperando pela batata.



Veja algumas dicas:

  1. Toalha de cozinha

Assim que as suas batatas assarem, pegue uma toalha de cozinha para ficar mais fácil de lidar com elas. Corte-as em formato de cubos e espalhe elas em um recipiente como o prato ou um suporte de metal para que o ar circule por ela e a esfrie. Após resfriar as batatas, retire as cascas. Essa é uma maneira prática de refrescar as suas batatas.

  1. Na geladeira

Assim que terminar de cozinhar, deixe as batatas em temperatura ambiente por até 10 minutos e depois as coloque na geladeira para elas possam esfriar. Não deixe as batatas quentes ou mornas próximas a alimentos perecíveis, como o leite ou a carne, por exemplo, pois elas liberam vapor enquanto vão se esfriando, esquentando os produtos em volta delas na geladeira.

  1. Cortadas ao meio

Corte as batatas longitudinalmente antes de colocá-las para assar. Em suas receitas com de purê, por exemplo, esse é um método muito eficaz porque vai cozinhar as batatas de forma mais rápida, assim como esfriar também. Assim que retirá-las do forno, coloque as metades em uma vasilha, deixando que o ar circule e esfrie elas. Vai se formar uma pele por cima das metades, mas você pode tirar, se desejar.

  1. Água gelada

Coloque a batata ainda quente numa vasilha ou embrulhe-a em um saco plástico que seja a prova de calor. Coloque gelo e água fria em uma vasilha maior e coloque a tigela ou o saco plástico com a batata dentro dessa água fria. Sempre que achar necessário, troque a água com gelo para manter o tubérculo refrescado.

Curiosidades sobre a batata



Rica em sais mineiras, carboidratos, vitamina C e algumas vitaminas do complexo B, a batata está entre os vegetais mais consumidos em toda América do Norte e Sul. Esse tubérculo é pertencente à família das Solanaceae e surgiu nas Ilhas Chilenas e nos Andes e após foi levada para a Europa, já no século XVI.

Ela é a base da alimentação nas maiores redes de fast food, mas sua origem é no Peru, pois lá foi cultivada desde as eras imemoriais, através do povo Inca. Devido a seu rendimento alto e por se adaptar facilmente nos solos, a batata foi espalhada pelo mundo rapidamente.

Hoje é encontrada em diferentes cores de polpas e cascas, podendo ser consumida assada, frita ou cozida. Sem contar que pode ser servida como opção quente ou fria e se mantida em um local escuro, arejado e fresco, pode ser conservada fora da geladeira por volta de duas semanas.

Fonte: Babuscooking



Leave a Reply