Como fazer arroz no micro-ondas


0 votes

Aprenda aqui um método perfeito para fazer arroz no micro-ondas, de forma que ele fique irresistível e você tenha mais praticidade no dia a dia.

Se você ainda não sabe usar o micro-ondas para o preparo de arroz, conheça aqui algumas dicas úteis e cozinhe um perfeito arroz no micro-ondas. Você vai ver que além de ser mais rápido o preparo, o resultado é de um arroz fofinho e solto, com quase nenhuma sobra de água.



Para ter um bom resultado, basta usar a quantidade ideal de água e uma vasilha que seja do tamanho ideal para cozinhar mais rápido e de forma mais apropriada o seu arroz de micro-ondas.

Veja como é fácil:

  1. Use a medida adequada de arroz e água, na quantidade que você precisa e que caiba na sua tigela. Se for um arroz de grão longo comum, você pode usar dois copos para um de água e arroz. No caso de arroz integral ou parbolizado, use dois copos e um quarto de água a cada copo de arroz.
  2.  Coloque o arroz e a água dentro da tigela e leve ao micro-ondas, tampando-a. Não esqueça que a tigela precisa comportar a quantidade de arroz e água, considerando que a quantidade de arroz vai se multiplicar devido ao volume que fica após ser cozido.
  3. Se desejar, pode acrescentar manteiga e sal na tigela.
  4. Coloque para cozinhar por cinco minutos e em potência alta. No caso de arroz parbolizado, reduza a potência do micro-ondas em 50%, deixando aquecer por 20 minutos, mas no caso de arroz de grão longo, reduza essa potência para 50%, deixando aquecer por 15 minutos a mais.
  5. Retire a tigela do micro-ondas e deixe que ela descanse por cinco minutos sem mexer, pois isso pode liberar o excesso de amido e o seu arroz pode ficar papa.
  6. Após os cinco minutos, mexa o arroz usando um garfo e se perceber que todo o líquido foi absorvido, o arroz está pronto. Mas se ele ficou duro e com líquido, volte a tigela no micro-ondas novamente, deixando por dois minutos ou até que ele fique macio e a sua água esteja completamente absorvida.

Como temperar o arroz feito no micro-ondas

Para temperar o arroz que você quer preparar no micro-ondas, é muito fácil. Veja como:

– Você vai precisar de:

  • 1 colher de manteiga ou óleo
  • 3 xícaras de água
  • 2 dentes de alho já amassados
  • Sal a gosto
  • 1 xícara de arroz

O prepara é tão simples quanto fazer no fogão. Confira:



  1. Você precisará refogar o alho junto com a manteiga ou o óleo e sal dentro de um refratário de vidro e colocar o refratário no micro-ondas em alta potência por 2 minutos;
  2. Coloque o arroz e misture com o tempero refogado;
  3. Adicione água e prove a água para ver se está faltando sal, caso falte é só colocar um pouco mais;
  4. Leve tudo ao forno micro-ondas em alta potência por 18 minutos;
  5. Seu prato está pronto e saboroso! Você perceberá que o arroz ficou soltinho, porém se ver que ainda tem água, leve novamente ao micro-ondas por mais alguns minutos até que ele chegue ao ponto.

Fonte: Netdna



Leave a Reply