Conheça os principais pratos da culinária brasileira e suas origens


0 votes

O Brasil é um país rico em comidas típicas e muito gostosas. Conheça os principais pratos da culinária brasileira e veja como se deliciar.

O Brasil possui culinária diversificada e típica de cada uma das suas regiões. Se você está procurando pelos pratos típicos brasileiros, fizemos uma pequena seleção de alguns deles.



Com proporções continentais, o Brasil conseguiu uma vasta cultura onde sofreu influências africanas, europeias e indígenas. Essas influências podem ser vistas através da rica culinária que o país oferece. Um tempo atrás a nossa gastronomia era vista por outros países apenas como sendo exótica, sendo desprezada por boa parte deles por sermos um país de terceiro mundo.

Porém temos hoje chefs brasileiros que adquiriram notoriedade mundial, fazendo com que os nossos pratos fossem reconhecidos lá fora, transformando os pratos “simples” por aqui em pratos reinventados, figurando nos menus de restaurantes brasileiros renomados, assim como em diversos restaurantes internacionais.

Conheça os pratos brasileiros que são mais apreciados

Por termos pratos diferentes em cada parte do país, onde alguns sofreram influências indígenas e de outros países, cada um desses pratos se transformaram em uma culinária atrativa ao paladar de pessoas do mundo inteiro, entrando para o cardápio de renomados restaurantes brasileiros e de outros países também.

Alguns desses pratos deliciosos típicos da culinária brasileira são:

  1. Pato no tucupi

Essa é uma criação dos índios e conta a lenda que a lua (Jacy) chorou muito sobre uma plantação de mandioca quando teve a sua face mordida e com suas lágrimas surgiu o tucupi. Esse prato indígena é um molho preparado através do suco leitoso colhido da mandioca ralada. O molho colhido é usado para preparar o prato paraense “pato no tucupi”, onde o pato é assado e destrinchado, por fim fervido no tucupi.

  1. Feijoada

Muito famosa por aqui, mas a sua origem é na Europa, porém existe uma ideia de que ela é herança africana, com origem mesmo no cozido português. Com o passar do tempo o prato foi sendo adaptado e incrementou-se mais ingredientes, como partes de porco que antes não tinha.



  1. Churrasco

Não podia ficar de fora, o churrasco é típico do lado sul do Brasil e se tornou mundialmente famoso.

  1. Frango com quiabo

O quiabo chegou ao país pelos escravos africanos e passou a ser usado em diversos pratos, inclusive com frango. Devido a valorização da cozinha brasileira, o frango com quiabo passou a ser parte do cardápio de restaurantes renomados.

  1. Moqueca capixaba

É um prato de origem indígena que leva peixe, cebola, coentro e tomate na receita. O nome moqueca vem do indígena “moquém” e significa grelhas de vara para deixar o peixe assado. Porém o prato não é assado, mas sim refogado.

  1. Acarajé

Típica da Bahia, é bem famosa no país inteiro. Entre os ingredientes, se destaca o azeite de dendê, este chegou através dos africanos no país. É possível rechear o acarajé com camarão, caruru, vatapá e pimenta.

  1. Arroz doce

O arroz doce foi criado no século 18, quando o arroz salgado passou a ser bolo, pudim ou mingau. Hoje é bem popular entre os amantes de sobremesas.

  1. Cuscuz paulista

Embora as receitas sofram variedades, esse prato é muito popular e faz parte do cardápio de grandes restaurantes.

Fonte: Jungledrumsonline



Leave a Reply