Cuias de Santarém: conheça melhor este acessório culinário


0 votes

As cuias de Santarém se referem a um tipo de vasilha que é feito de maneira completamente artesanal podendo deixar a sua cozinha ainda mais bonita como iremos mostrar em seguida neste artigo.

Conheça mais sobre as cuias de Santarém

Cuias de Santarém: conheça melhor este acessório culinário

Estas vasilhas têm formato arredondado sendo feitas com o fruto da árvore chamada cuieira sendo elaborado por artesãos das cidades paraenses de Monte Alegre e Santarém. 



As cuias têm a colaboração preta depois de serem devidamente lixadas e tingidas obtendo em seguida a pintura de ornamentos em padrões gráficos da população que mora à beira do Rio Tapajós.

Para elaborar este tipo de apetrecho da cozinha existem segredos passados de geração para geração sendo que o tingimento das cuias de Santarém ocorre por meio do uso de um líquido retirado de árvores da floresta consistindo por isso em uma boa opção para deixar a sua cozinha ainda melhor.

As modalidades de cuias de Santarém podem ser obtidas nos mais diferentes tipos de estabelecimentos que vendem acessórios de cozinha sendo indicadas para organizar instrumentos de cozinha ou ainda para servir muitas opções de alimentos em seu interior.

Fonte: Giftbrazil



Leave a Reply