Cuidados com a panela de pressão


0 votes

Já pensou em cozinhar alimentos mais rapidamente, mas tem medo da panela de pressão? Sabia que somente com alguns cuidados básicos, ela fará total diferença na sua cozinha? Conheça esses cuidados e veja no que está errando!

Muitas vezes precisamos cozinhar muito rápido e na maioria desses casos é sempre bom contar com a ajuda da panela de pressão. No entanto, muitas pessoas tem um verdadeiro pânico quando ouvem essas palavrinhas: 'panela de pressão', o medo de causar uma explosão, de a comida queimar ou dela não ficar boa, fazem com que nem tente usá-la.



Pensando nisso, queremos esclarecer que a panela de pressão só é um perigoso caso você não cuide dela adequadamente. Por isso, veja a seguir quais são os cuidados que você deve ter com sua panela de pressão para que ela funcione perfeitamente e que seus alimentos estejam sempre perfeitos.

Cuidados com a panela de pressão

A quantidade de água é importante

Muitas vezes a panela de pressão vaza, porque colocamos muita água dentro dela. E por incrível que pareça, há sim uma quantidade ideal de água que deve ser preenchida a panela. Os especialistas em cozinha – chefs, cozinheiros e pessoas com mais experiência – dizem que o certo é preencher a panela em até 2/3 da panela. Portanto, você terá que obrigatoriamente deixar livre 1/3 da panela para que haja vapor e esse possa fazer seu trabalho dentro da panela de pressão.

Os cuidados com as válvulas – principal e de emergência

Você já deve ter percebido que as panelas de pressão mais modernas vêm sempre com duas válvulas, a principal e maior, e aquela pequena que chamamos de emergência. E como queremos evitar que aconteça algum problema, devemos ter cuidado redobrado com a válvula.

Quando acontece a explosão da panela de pressão é porque a válvula foi entupida. Mas devemos ressaltar que a válvula é a responsável por manter a pressão dentro da panela de pressão, por isso que quando ela entope, ela explode. Ainda falando sobre o que os especialistas nos ensinam, e sabendo que a válvula ajuda a controlar a pressão, chegamos ao 'x' da questão: Se a válvula está entupida, consequentemente, o vapor não sai da panela e assim ocorre a explosão.

Quando a válvula maior está entupida, a válvula de emergência entra em ação, ela levanta permitindo que o vapor que está dentro da panela saia e assim a panela de pressão não explode.

Cuidados ao retirar a pressão da panela

Quando sua comida estiver pronta, você tem duas formas de tirar a pressão de dentro da panela. A primeira é a maneira natural você desligará a panela de pressão e esperará que a pressão saia naturalmente. A segunda é feita com a ajuda de uma colher, ao levantar a válvula principal com o auxilio da colher é só deixar o vapor sair completamente. Cuidado, o vapor que está presente dentro da panela de pressão é muito quente, por isso, mantenha uma distância segura da panela para não se queimar.



Viu como é simples usar a panela de pressão? Só seguir as instruções acima que o uso da panela estará garantido.

Fonte: Thepauperedchef



Leave a Reply