Ingredientes ativos nos alimentos naturais


0 votes

Os ingredientes ativos nos alimentos naturais são encontrados em elevada quantidade sendo importantes para variados tipos de ações no organismo como as que serão mostradas a seguir neste texto.

Principais ingredientes ativos nos alimentos naturais

Ingredientes ativos nos alimentos naturais

Os ingredientes ativos consistem, de forma geral, em nutrientes ou ainda componentes orgânicos encontrados em plantas, verduras, legumes, frutas, tubérculos e outras modalidades que proporcionam melhorias no funcionamento do corpo quando consumidas.



Por causa de suas propriedades benéficas é de sua importância que eles sejam conhecidos para aumentar o consumo destes alimentos naturais na dieta reduzindo o uso de produtos industrializados tão comuns.

Os óleos essenciais estão presentes em diferentes tipos de alimentos com efeitos anti-inflamatórios, ajudam a expectoração além de ter capacidade anticonvulsiva e diurética.

Existem os flavonoides que podem ser encontrados em alimentos variados em mais de 5.000 tipos com diversos efeitos como melhoria na flexibilidade dos vasos sanguíneos, auxílio na saúde do sistema cardiovascular e ainda ajudar no sistema gastrointestinal.

Já as vitaminas são encontradas em muitas frutas, verduras e legumes como a vitamina A, ou betacaroteno, que causa regeneração celular e melhoria do sistema imunológico. Com relação a estes ingredientes podem ser mencionados os minerais como potássio, cálcio, magnésio e outros com ação no metabolismo dos ossos, eliminação do excesso de líquido no corpo e outras.

Os alcaloides, por sua vez, podem ser usados com efeitos anticonvulsivos e de melhoria no sistema vascular do organismo sendo encontrado nos mais diferentes tipos de alimentos existentes na natureza que são usados na culinária.

Assim, além desses ingredientes ativos nos alimentos naturais podem ser encontradas outras substâncias como glicósidos encontrados em alimentos mais doces, taninos muito comum em variedades como a amora sem contar em saponinas, sílica e princípios amargos que oferecem variadas melhorias ao corpo.



Fonte: En.wikipedia



Leave a Reply