Maiores erros cometidos ao fazer comidas saudáveis


0 votes

É preciso ter muita atenção ao preparar comidas saudáveis para que não haja efeito contrário. Entenda os maiores erros que pode cometer!

Comidas saudáveis preparadas em casa é melhor do que as consumidas em restaurantes ou outros locais e isso todos já sabiam. O que muitos não sabem é que existem maneiras corretas de preparar os alimentos saudáveis para que sejam aproveitados o máximo dos nutrientes e que não faça efeito contrário.



Para não prejudicar a sua alimentação saudável, conheça os erros mais comuns cometidos na cozinha:

  1. Cozimento de legumes e verduras

Ferver uma verdura não é a maneira mais saudável de preparar os alimentos, então nada de ir pelo “caminho” mais fácil. Ao cozinhar as verduras, se perde muito de seus nutrientes, como as proteínas e as vitaminas, pois são eliminados no cozimento. Ao invés disso você pode usar uma panela que seja especial para cozinhar legumes ou então opte por usar a grelha, assim preservará o valor nutricional e também o sabor delas.

  1. Poupe no sabor

Uma refeição para ser nutritiva não precisa ser simples e insípida, pois comer alimentos que não tem sabor pode fazer com que a hora da refeição seja um castigo. É bem provável que você queira voltar a comer alimentos pouco saudáveis e mais saborosos. Para não cair nessa tentação, dê um sabor especial para seus pratos usando especiarias como a pimenta-vermelha e o manjericão, esses aceleram o metabolismo.

  1. Azeite na água da massa

Quem nunca ouviu que colocar óleo na água do macarrão, por exemplo, faz com que a massa não grude? O fato é que isso está muito longe de ser uma verdade. Colocar óleo na água faz com que se torne mais difícil a aderência ao molho, além de acrescentar calorias que são desnecessárias e de remover alguns nutrientes. No lugar do azeite, coloque a massa apenas quando a água estiver em ebulição para que ela fique sempre em movimento, mas não deixe de mexer.

  1. Descascar as frutas e legumes

Resista em fazer isso, pois são muitas as frutas e legumes que retém nutrientes, como vitaminas C e A abaixo da casca. É preciso comer essa parte para obter todos esses benefícios.

  1. Cozinhar usando molho pesado

De que adianta um prato saudável de legumes se você usar  um molho pesado, como o molho de soja, por exemplo. Use um molho que seja ideal para dar mais sabor ao prato, apenas. Sempre que possível você pode usar molhos que tenha poucas calorias, teor de gordura e sódio.



  1. Sempre comer a mesma coisa

Se você manter a mesma opção de cardápio, com certeza vai enjoar desses alimentos. Mude sempre os alimentos para não perder a motivação em comer alimentos saudáveis e também prefira ingredientes diferentes para cada refeição.

  1. Cozinhar excessivamente

Quando se trata de verduras e legumes isso é muito importante, pois são alimentos que podem queimar mais facilmente. Além disso esses alimentos podem perder seu valor nutricional e se tornam menos apetitosas. No caso das verduras, deixe que cozinhem por apenas alguns minutos.

Esses são alguns dos erros aos fazer comidas saudáveis. Fique de olho!

Fonte: Onlinepersonaltrainer



Leave a Reply