Melhores alimentos para ansiedade


0 votes

Se você é uma pessoa ansiosa, saiba quais são os melhores alimentos para ansiedade e controle seu nervosismo de forma natural.

Os alimentos que ajudam a controlar a ansiedade são ricos em aminoácidos e também em vitaminas. Sem contar que ajudam a melhorar a disposição e a tranquilidade também. Separamos uma lista com os melhores alimentos para a ansiedade. Confira!

  1. Furtas cítricas

A vitamina C contida nas frutas cítricas ajuda a diminuir a secreção de cortisol, que é um hormônio que a glândula adrenal libera como sendo uma resposta à ansiedade e ao estresse, sendo a responsável em transmitir a notícia de estresse para as partes do corpo, aumentando a sensação de bem-estar. A laranja, por exemplo, é energética, ajudando no relaxamento muscular e combatendo a fadiga e o estresse.



  1. Maçã

Uma fruta rica em vitaminas C, A, B1, B2 e B6, em fibras de carboidratos, selênio, magnésio, zinco e minerais. Ela combate a ansiedade, proporcionando mais relaxamento.

  1. Carboidratos

Os carboidratos aumentam o nível de açúcar no sangue, proporcionando à pessoa a sensação de bem-estar, energia e disposição. Inclua aveia, massas, uvas, pães, feijão, arroz, batata, jabuticaba, mel e maçãs na sua dieta.

  1. Alface

Por ser rico em folato e lactucina, a alface é um calmante natural, além de prevenir a depressão e possíveis confusões mentais.

  1. Banana

Essa é uma fruta que ajuda no combate à depressão, aliviando todos os sintomas relacionados à ansiedade, pois contém alto teor de tripofano, que auxilia na produção de serotonina (hormônio da felicidade).

  1. Ovos, leite e derivados magros

Todos são excelente fonte de triptofano, este alivia a ansiedade, pois uma vez que está presente no cérebro, ele aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar e de relaxamento. A falta dessas substâncias pode provocar ansiedade, apatia e até mesmo depressão.

  1. Mel

Ele auxilia o organismo na produção de serotonina, aumentando sua quantidade.



  1. Chocolate

Rico em flavonoides, que é um antioxidante que aumenta a produção de serotonina.

  1. Jabuticaba

Ela fornece energia para o reânico físico e é rica em carboidratos. A jabuticaba contém vitaminas do complexo B que funcionam como sendo antidepressivos. Sem contar que ela ainda possui ferro e vitamina C, auxiliando mais ainda o organismo.

  1. Peixes e carnes

São tidas como a melhor fonte de triptofano que quando junta a vitamina B3 e magnésio, juntos produzem serotonina. Sendo assim é um neurotransmissor fundamental para o processo do humor, do sono e ajuda a regular os níveis de ansiedade.

Sem contar que as carnes e peixes possuem taurina, uma substância que aumenta o neurotransmissor “GABA”, este o organismo utiliza no controle fisiológico da ansiedade.

  1. Espinafre

Contém uma vitamina antidepressiva natural e forte, o folato (ácido fólico). O folato é capaz de combater a ansiedade, pois o cérebro requer muita energia para seu funcionamento, o que resulta numa sobre de resíduos químicos oxidantes. Com isso o espinafre trabalha no combate à eliminação de substâncias que estão em excesso, ou seja, “desenferruja” o cérebro.

Fonte:  Healthproductreviewcenter



Leave a Reply