Mitos e verdades dos truques da cozinha


0 votes

Cozinhar é muito mais fácil do que parece, mas algumas pessoas acham um ofício tão complexo que é natural haver vários mitos e verdades sobre ele. Entretanto, saiba a seguir o que exatamente é verdade e o que é lenda na hora de preparar os seus pratos favoritos, de maneira que você possa encarar o fogão sem ter medo de fazer coisas erradas e se tornar um chef para ninguém botar defeito.

Principais mitos sobre culinária

Entre os principais mitos que envolvem a preparação de pratos na cozinha está o de que não é possível ferver o creme de leite, o que não é verdade. Tanto na latinha quanto na caixinha, não há problemas em coloca-lo puro para ferver em uma panela. O que pode fazer com que ele talhe é combina-lo com alguma coisa ácida como certos molhos e temperos, e para evitar este problema a dica é desligar o fogo por alguns instantes depois de colocar este tipo de ingrediente e se preciso religa-lo em seguida.



Outro mito bastante comum envolve as panelas de alumínio. Segundo crendices populares, quando estas são aquecidas liberam metais na comida, o que não passa de um mito. Na verdade, para que isto fosse possível, seria necessário ferver algo muito ácido nelas, como vinagre. E mesmo que isto acontecesse, a liberação seria muito baixa, insuficiente para prejudicar a saúde das pessoas.

Verdades importantes da cozinha

Em contrapartida, existem algumas verdades incontestáveis no ambiente culinário que devem ser levadas em consideração. Uma delas é a de é preciso retirar a parte branca do limão para não amargar o suco e a caipirinha. Isto porque além deste ser um fruto cítrico e azedo por natureza, nela estão alguns compostos que concentrados deixam um grande amargor. Por isto a dica é sempre separa-los, tanto da polpa da fruta quanto de seu miolo.

Também é preciso levar em conta outra observação da sabedoria popular que faz toda a diferença para a hora de cozinhar: colocar as cebolas na água antes de cortar para diminuir o ardor dos olhos. Na verdade, quando ela é cortada libera um composto de enxofre que ao entrar em contato com as mucosas oculares provoca certos efeitos lacrimogêneos. Por isto, se você deixar este legume na água por alguns instantes, esta substância vai perder o efeito, poupando suas lágrimas sem deixar a cebola perder o gosto.

Dicas e conselhos finais

Estes são apenas alguns dos mitos e verdades mais populares da cozinha, mas existem outros que são tão significativos quanto eles. Se você tiver alguma dúvida sobre o que ouvir, consulte a opinião de pessoas e sites especializados no assunto. Assim, não restarão dúvidas na hora de preparar o seu prato preferido e conseguir feitos culinários dignos de um verdadeiro chef de cozinha. Assim sendo, não deixe de seguir e colocar em prática estas dicas, pois elas farão toda a diferença. Além de serem muito úteis, vão te deixar mais seguro e confiante na hora de cozinhar.

Fonte: Dapurmertuaku



Leave a Reply