Temperagem de chocolate


0 votes

As técnicas culinárias que podem ser obtidas com ingredientes comuns o cotidiano são inúmeras e uma delas se refere à temperagem de chocolate, que é feita em muitas situações, mas desconhecida pelo seu nome de dezenas de pessoas.

Conheça detalhes da temperagem de chocolate

Temperagem de chocolate

Esta técnica muito conhecida no ramo culinário consiste simplesmente no processo em que o chocolate é inicialmente derretido e em seguida sofre um resfriamento conseguindo com isso deixar os cristais da manteiga de cacau bem homogêneos.



É por meio deste processo que são feitas inúmeras opções de doces como as casquinhas dos bombons e ainda os ovos de páscoa com o brilho encontrado, mas é importante cuidados para a sua boa execução.

Neste caso é preciso, inicialmente, que o chocolate a ser usado seja derretido em um processo de banho maria em uma vasilha de vidro que deve se encaixar perfeitamente na panela com água quente para evitar que não se tenha passagem de vapor.

O chocolate em seu derretimento deve ser misturado até ficar líquido com o uso de uma espátula de silicone e com o controle de sua temperatura sendo efetuada por um termômetro digital devidamente colocado no chocolate a ser preparado.

Outro cuidado importante neste caso é tirar a vasilha com o chocolate assim que a temperatura estiver entre 45 e 50o C e apenas depois disso o resto do chocolate a ser usado pode ser colocado para o derretimento até que a temperatura chegue a 29o C.

A seguir é preciso a realização de diferentes ações rápidas começando por colocar a vasilha na panela com água quente até que a temperatura chegue a 30o C e depois disso tire a vasilha com o chocolate de forma imediata.

Assim, a temperagem de chocolate se refere a uma técnica simples que pode ser realizada por você em casa, mas com os devidos cuidados como a atenção às temperaturas de derretimento de cada tipo de chocolate específico.



Fonte: Davidlebovitz



Leave a Reply