Tipos de ervas


0 votes

As ervas são ótimas na cozinha, ajudam a dar um sabor mais gostoso a qualquer comida. Vamos aprender sobre elas? Confira a seguir!

Existem muitas formas de se temperar uma comida, acentuando o gosto de alimento ou, até mesmo, disfarçando. Muitas pessoas, na hora de cozinhar, preferem o tempero pronto, vendido em supermercados e prontos para serem colocados ao fogo. Já outras preferem fazer seu próprio tempero, com legumes e ervas. Vamos conhecer algumas ervas que podem ser usadas no nosso dia-a-dia como tempero?



Os temperos do nosso dia a dia

  • Salsinha

A salsinha ou, como também é conhecida, a salsa, fica muito boa em canapés, pães, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, omeletes, manteiga temperada, grelhados e em recheios no geral.

  • Cebolinha

A cebolinha combina muito bem com omeletes, molhos à base de creme de leite, vinagrete, patês de ricota, sopas e saladas. Você pode encontrar a cebolinha no cheiro-verde, onde é vendida em conjunto com o coentro.

  • Coentro

A semente de coentro é utilizada na indústria na produção de salsichas, linguiças e mortadelas. Quando temos o coentro moído, é muito usado para temperar carnes (de peixe, boi ou ave) para cozimento assado ou grelhado, molhos, sopas (de feijão, lentilhas e legumes), também muito usadas em moquecas e em preparos baianos de peixe e frutos do mar.

  • Louro

As pessoas que assistem programas de culinária conhecem essa erva muito bem pelo nome. O louro deve ser utilizado em pequenas quantidades para molhos em geral, para o preparo de legumes, assados, carnes e frutos do mar.

  • Orégano

Um tempero muito conhecido por estar presente nas pizzas, mas também pode ser usado em receitas com ovos, tomates, cebolas, queijos, recheios e molhos para qualquer tipo de carne (de boi, aves ou peixes). Também combina com saladas de frutos do mar.

  • Alecrim

O alecrim é uma erva que serve para dar aroma para assados, grelhados ou cozidos de aves, cordeiros, cabritos e peixes. Conhecido como rosmaninho ou rosmarinho, também realça o sabor do molho de tomate, vinagres e manteigas, croquetes de carne e legumes, sopas de peixe ou de galinha. Para os churrasqueiros, pode ser usado um raminho para aromatizar as carnes ou salpicando a erva por cima do carvão. O alecrim tempera massas e molhos de saladas.



  • Manjericão

Com origem na Índia, o manjericão ganhou a Europa onde nunca é deixado de lado ou trocado, principalmente nas cozinhas da Itália. O manjericão, erva de sabor marcante e agradável, é muito utilizado para o tempero de saladas, massas, omeletes e dá um sabor diferente e especial ao molho de tomate. As folhas dessa erva são muito delicadas, e, por conta disso, não aguentam ser cozidas. Por isso, o manjericão é colocado ao final do preparo ou no momento em que o prato é servido. 

  • Hortelã

A hortelã é uma erva que conquista a todos por seu cheiro e sabor refrescante, sendo utilizado até em pastas de dentes. Esta erva marca presença na cozinha do oriente médio. Suas folhas são utilizadas para o preparo de chás, sopas, molhos e saladas. Dê preferência por utilizar as folhas frescas. Assim como o manjericão, coloque a folha de hortelã ao final do preparo do prato ou quando for servir.

Existem muitas ervas que podem ser utilizadas no preparo de molhos, patês e até para assar ou cozinhar carnes. Ervas como endro, sálvia, erva doce, pimentas como a dedo-de-moça, malagueta, entre outras servem para dar mais gosto, ou melhor, aroma aos pratos. Procure adquirir as ervas e usá-las ainda frescas, sem congelar (pois altera a consistência). Caso você congele, lave e seque bem os ramos, destaque as folhas ou pique a erva e congele embalando em sacos plásticos.

Se você é adepto das plantações, você pode fazer uma pequena horta em sua casa em um local bem iluminado e arejado e você poderá pegar a erva fresquinha de sua horta.

Fonte: Homeherbgardens



Leave a Reply