Um doce saudável: melaço!


0 votes

O melaço é um subproduto denso e viscoso obtido a partir do processamento da cana-de-açúcar. Seu nome, melaço deriva da palavra latina Mel. 


O melaço é um subproduto líquido da cana-de-açúcar, extraído durante o processo de refinamento. Após seu processo, se transforma numa potência de minerais. É fonte de cálcio, ferro, manganês, selênio, potássio e cobre. Seu teor de gordura é muito baixo. 
Um doce saudável, que tem um perfil nutricional impressionante. Tão grande é sua riqueza como fonte de nutrientes, que pode ser chamado de “adoçante mineral.
Nutritivo, natural e super saudável, o melaço de cana tem sido a opção de muitas pessoas na hora de adoçar bebidas como chás, sucos e cafés, bem como ingrediente na preparação de receitas como bolos, caldas e tortas. Sem falar que para aqueles que praticam atividade física, é um ótimo energético ‘in natura’.



Melaço de cana
O melaço possui grandes benefícios, pois tem uma quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, os benefícios do melaço para saúde incluem alívio de problemas relacionados com a menstruação, obesidade, diabetes, estresse, câncer, aumento da próstata, acne e outros doenças de pele, constipação, dores de cabeça e anemia.
Na composição do melaço ferro e cobre é ideal para combater anemias e também é um bom ingrediente para ser inserido na alimentação de gestantes ou de pessoas que possuem uma menstruação muito intensa. O potássio é perfeito para combater câimbras, por ajudar a manter a circulação em ordem, além de auxiliar o sistema neurológico e cardiovascular.
O cálcio e o magnésio, que também são encontradas no melaço, são fundamentais na manutenção dos ossos. Enquanto o cálcio mantém os ossos fortes, o magnésio ajuda a fixar este cálcio no osso. 
E para completar o ciclo dos nutrientes, o manganês, atua para  manter o nível de colesterol na medida certa e em parceria com o selênio, trabalha como antioxidante natural, combatendo o envelhecimento precoce, preservando o nosso sistema imunológico do ataque de doenças e prevenindo o aparecimento de células cancerosas.
Você ainda precisa de mais motivos para experimentar esse excelente adoçante natural e saudável e inclui-lo na sua alimentação?



Leave a Reply