Cozinhar em banho-maria


0 votes

As técnicas existentes na culinária que podem ser usadas para a preparação dos alimentos são variadas e uma delas está relacionada a cozinhar em banho-maria a qual é necessária para obter pratos adequados.

Orientações para cozinhar em banho-maria



O banho-maria é utilizado há muito tempo o qual é indicado para preparar receitas sólidas e também líquidas que realiza um aquecimento de maneira mais lenta, mas uniforme em toda a extensão do recipiente utilizado.

Existem muitas modalidades de banho-maria que pode ser realizados sendo o mais conhecido o do fogão no qual se coloca uma panela com água dentro da qual é inserida o recipiente com o alimento a ser elaborado evitando o contato direto dele com o fogo.

Cozinhar em banho-maria

Uma forma mais diferenciada desta técnica de cozimento é o banho-maria de gelo o qual é indicado quando se deseja obter um resfriamento mais rápido de receitas sendo que neste caso a vasilha com o alimento quente é colocado em outra que contém água gelada.

O banho-maria de gelo é uma boa opção para situações em que ocorrem preparações a exemplo de molhos e cremes variados que precisam ser resfriados mais rápido para manterem a sua consistência desejada.

É possível ainda aproveitar as funcionalidades do chamado banho-maria de forno o qual segue a mesma regra desta técnica quando é feita no fogão com a diferença de que as panelas são mudadas para formas consistindo em uma possibilidade interessante na preparação de receitas que tenham ovos em sua composição básica.

Com isso, por meio das orientações relacionadas a cozinhar em banho-maria você vai conseguir obter preparações culinárias muito mais eficientes e perfeitas em seu resultado final sem maiores dificuldades.



Fonte: Foodpreservation



Leave a Reply