Tipos de carnes


Você já deve ter se deparado com a quantidade de cortes de carne que existe e provavelmente errado na hora da escolha da carne certa para seu prato. Vamos aprender sobre esses cortes, agora?

Existem muitos tipos de “mistura” que podemos colocar em nossos pratos: carne de boi, carne de peixe, carne de frango, carne de porco, entre outros tipos de carnes dos mais diferentes animais. O que muitas pessoas pensam e erram nesse pensamento é que as carnes só podem ser classificadas quanto ao animal de onde essa carne vem.



Se você é um típico frequentador de restaurantes/churrascarias ou de açougues, você já deve ter ouvido falar de carnes como maminha, picanha, cupim, entre tantos outros tipos. Que tal conhecer um pouco mais sobre os tipos de carnes?

Os tipos de cortes de carne

Tipos de carnes 1

  • Filé Mignon

Um dos tipos mais conhecidos da carne bovina, o filé mignon também é o mais caro. Esse corte se localiza ao longo do dorso do animal e é uma carne muito macia, que não possui nervos, gorduras ou osso. Tem um sabor menos acentuado que alcatra ou contrafilé e um pouco adocicado. Perfeito para fazer estrogonofe, picadinhos, assados e refogados.

  • Alcatra

Este já citado corte é a melhor parte do traseiro bovino e fica localizada na parte interna da coxa. Assim como o filé mignon, é uma carne macia. Se divide em ponta de alcatra (usada para bifes) e alcatra (usada para grelhados e assados). Muito boa também para churrascos, mas em bifes grossos, para a carne não ressecar.

Tipos de carnes 2

  • Picanha

A picanha é uma parte da alcatra que tem a forma triangular e é mais marmorizada, tendo também uma boa camada de gordura. Assim como os pedaços anteriores e por ser uma parte da alcatra, é macia e tem um sabor acentuado, podendo ser preparada facilmente. Ótima para churrascos, pode ser assada inteira ou em bifes.

  • Maminha

Assim como a picanha, também é parte da alcatra, sendo que é a parte mais macia desta. Suculenta, tem um sabor mais suave do que a picanha. Como tem um maior porcentual de gordura, a maminha é muito utilizada para assados, churrascos, carnes de panela ou o simples bife.

Tipos de carnes 3

  • Patinho

O patinho é a parte menos macia da alcatra. É ótima para bifes de panela, assados e ensopados. Também é muito boa para almôndegas e bolos de carne.



  • Costela

Um dos pedaços que o brasileiro adora é a costela, que leva esse nome por trazer ossos maiores e mais largos, já que é da parte de cima da caixa torácica do boi. A costela tem uma grande variedade de sabores, texturas e aromar e requer maior tempo de cozimento para amaciar bem as fibras. Mais utilizada em churrascos, a costela também é utilizada para o preparo de carne cozida com legumes.

  • Ossobuco

Outro osso querido pelos brasileiros e muito bem utilizado é o ossobuco, ou, como também é conhecido, o músculo. O ossobuco é muito saboroso e indicado para caldos e molhos, carne de panela e também para sopa, o que deixa o prato muito delicioso.

Esses são os cortes de carne mais conhecidos e mais utilizados no nosso dia-a-dia. Os cortes bovinos variam de acordo com a parte de onde a carne é localizada e sua qualidade vai de acordo com a maciez e o percentual de gordura do corte. Existem muitos outros tipos de carnes, como chã de dentro, chá de fora, coxão mole, coxão duro, contrafilé, lagarto, fraldinha, entre tantos outros. Escolha o corte de acordo com a ocasião e faça um bom preparo para ter o melhor sabor.

Fonte:  Sheknows



Leave a Reply