Comida suíça


0 votes

A variedade da comida suíça se deve a uma mistura bem equilibrada entre os caprichos que tornaram notórias as gastronomias dos países alemão, italiano, francês e do norte europeu. No entanto, essa é uma peculiaridade que varia muito de região para região, já que a própria Suíça é multifacetada, construindo um esboço preciso de fronteiras gastronômicas.

Entre os pratos que transpassaram essas fronteiras e, hoje, são parte permanente e indiscutível de uma culinária suíça, estão as seguintes receitas – que alcançaram fama mundial, inclusive:



  • Fondue de queijo: ao derreter o queijo e utilizar pedaços cúbicos de pão, fincados em garfos especiais para molhar no laticínio derretido, a Suíça popularizou uma das receitas mais apreciadas nos dias frios, e a dois, principalmente.
  • Raclette: mais uma vez, o queijo derretido se destaca, na culinária suíça. Mas, desta vez, ele é servido na companhia dos "Gschwellti", que nada mais são que batatas com casca. Variações do prato vêm acompanhadas, também, de pepinos e cebolas cocktail, além de frutas em conserva para misturar sabores na mesma receita.
  • Älplermagronen: famosa, também, ao redor do mundo, a receita originalmente suíça prega uma ordem suculenta de gratinado à base de batatas, macarrão, queijo, creme de leite e cebola. O que dá nome ao prato, no entanto, é o cozido de maçã que vem como acompanhamento.
  • Rösti: outra receita que cruzou fronteiras e oceanos, o Röstié um bolo plano e levemente achatado, feito de batata ralada – podendo ser feito na manteiga ou, ainda, na gordura quente.
  • Birchermüesli: mais uma receita típica, esta de profunda fama no país, tendo sido desenvolvida há mais de um século pelo médico suíço Oskar Maximilian Bircher-Brenner. Ela conta com uma variedade rica de ingredientes, sendo produzida à base de flocos de aveia, suco de limão, leite condensado, maçãs raladas e avelãs ou amêndoas.

A popularidade do chocolate suíço

Chegado à Europa no decorrer do século 16, o chocolate não tardou a ficar popular na Suíça. E, como se sabe, hoje, o país é um dos mais famosos pela produção de chocolates requintados e igualmente deliciosos.

Daniel Peter, responsável por trazer leite ao chocolate, e Rodolphe Lindt, pelo fondant de chocolate, são duas figuras notórias pela fama do chocolate no país. Mas outros nomes são de igual importância, na história da Suíça, ao construir uma sólida base de fãs dos chocolates regionais, com variações distintas, únicas e irresistíveis ao redor de todo o mundo.

E você, gosta da comida suíça?

 

Fonte: Myswitzerland



Leave a Reply