Alimentos e bebidas proibidos na gestação


0 votes

As gestantes passam por muitas dúvidas durante a gestação e uma delas é sobre a alimentação. Veja os alimentos e bebidas proibidos na gestação.

Se você é gestante deve estar preocupada com a alimentação, pois não são todos os alimentos que são bem vindos. Por outro lado a lista é longa de alimentos que se deve consumir durante os nove meses de gestação e também no pós parto. Para ajudar você, preparamos uma lista de alimentos que você não pode ingerir a gestação ou se for comer, que sejam bem preparados.



  1. Carne

As carnes precisam ser preparadas em fogo médio ou alto para que as bactérias que podem se reproduzir na carne sejam mortas. No fogo baixo não tem como ter certeza de que essas bactérias realmente morreram.

  1. Queijo em pasta

Os queijos em pasta correm o risco de não serem pasteurizados, então ele pode não sofrer um processo de envelhecimento, que é o que mata as bactérias. Sem contar que podem ter também listéria.

  1. Ovos

Ovos crus ou ovos mal passados precisam ser evitados porque podem conter salmonela. Se você quiser mesmo comer ovo, consuma os mais frescos e de preferência bem cozidos para não correr o risco de contaminação.

  1. Cafeína

Presente tanto no café quanto no refrigerante, chocolate e chá, a cafeína é uma substância que provou estar ligada com o aumento de abortos no primeiro trimestre da gestação.

  1. Peixe

Os peixes com certeza precisam ser banidos do cardápio de uma gestante, isso porque eles contêm mercúrio. Os mais populares são atum branco, peixe-batata, peixe-espada, tubarão e cavala. Se tiver desejo em comer peixe, pode comer o atum branco light enlatado, desde que não coma por mais de duas vezes na mesma semana.

  1. Carne conservada

As carnes conservadas correm o risco de serem manuseadas incorretamente durante o processo e antes ou após elas chegarem na mercearia, correndo o risco de infecta com listéria, que é uma bactéria que oferece o risco de causar intoxicação alimentar.



  1. Bife de fígado e miúdos

É ideal evitar o bife de fígado e miúdos para não correr o risco de uma sobrecarga da forma retinoica de vitamina A, pois pode ser bem prejudicial ao bebê.

  1. Castanhas, nozes e amendoim

Se na família da gestante há casos de alguém com alergia a amendoim, nozes ou castanhas, é preciso evitar esses alimentos.

  1. Bebidas alcoólicas

Consumir álcool durante a gestação pode ocasionar em sérios problemas para o bebê, portanto, corte toda e qualquer bebida que contém álcool.

De maneira geral é preciso lavar muito bem os alimentos que a gestante vai comer, retirando todas as gorduras visíveis das carnes, reduzir os alimentos condimentados, evitar o consumo das partes das carnes que estão queimadas e diminuir o uso de sal. A gestante pode se manter bem também tomando 1,5 litros de água diariamente e tomar no mínimo meio litro de leite todos os dias.

Caso não consiga tomar o leite, a gestante pode trocar pelos derivados. É importante tirar do cardápio alimentos doces, refrigerantes, frituras e água com gás. Vale saber que a gestante não tem que comer por dois, mas sim comer com qualidade e não visando a quantidade.

Fonte: Fortinasparesort



Leave a Reply