Benefícios da manga


0 votes

Conheça aqui todos os benefícios da manga e as vantagens que essa fruta traz para a saúde, além de suas formas de consumo.

Uma fruta típica do verão, a manga é consumida no mundo todo e traz diversos benefícios para a saúde de todos. É uma fruta doce, suculenta e age como um refrigerante natural para o nosso organismo, por isso é importante o seu consumo no verão.



Essa fruta pode ser encontrada no mercado em diferentes variedades, sabores e texturas. Podem ser consumidas em saladas, saladas de frutas, sucos e crus. De todas as formas ela oferece muitos benefícios à saúde, como:

  1. Colesterol

Ela é uma fruta rica em fibras, o que reduz o colesterol ruim no sangue e ajuda a diminuir atividades do hormônio chamado leptina, este produz células de gordura. Sem contar que a vitamina B6 da manga ajuda no controle do nível de homocystiene, este é prejudicial para os vasos sanguíneos podendo desencadear ataques cardíacos e até derrames.

A manga ainda oferece vitamina C, que ajuda na redução do colesterol LDL no corpo, além de serem fontes de antioxidantes polifenóis, impedindo o crescimento de acúmulo das gorduras nas artérias.

  1. Perda de peso

Além de ser de baixa caloria, a manga oferece uma rica fonte de nutrientes concentrados. É ideal para substituir quaisquer lanches a tarde e por conter alto teor de fibras, ela contribui para uma melhor digestão. Fora que mantêm você saciado por mais tempo.

  1. Previne o câncer

A fruta é uma ótima fonte de antioxidantes, restringindo a oxidação nas células do corpo. Entre eles estão a astragalin, quercetina, isoquercitrina, ácido gálico, fisetina e methylgallat, além da vitamina A, betacaroteno, flavonóides, beta e-criptoxantina e alfa-caroteno presente na fruta. Isso tudo colabora na prevenção do câncer bucal e de pulmão, protegendo dos radicais livres.

A manga também é rica em fibra dietética e tem pectina, o que restringe a ação da proteína galectina 9, mais conhecida por provocar o crescimento de células de cancro. Com isso ela ajuda a reduzir o câncer de cólon. Fora isso, a manga tem lupeol, protegendo contra o câncer de próstata.



  1. Pele

A manga oferece diversos benefícios para a pele, sendo uma fonte rica em antioxidantes e também dos principais nutrientes que contribuem para o atraso do envelhecimento e pigmentação da pele. A manga oferece vitamina A e beta-caroteno, colaborando no rejuvenescimento da pele, proporcionando brilho e vitamina C, esta ajuda na cura de acne e os antioxidantes da fruta protegem contra radicais livres nocivos, capaz de causar câncer na pele.

  1. Cérebro

Por oferecer vitamina B6, que é mais conhecida como um construtor de energia, ajudando na construção da comunicação entre as células nervosas, a manga colabora na melhora da função cerebral, na manutenção de um sistema nervoso, o que melhora o bom humor e controla o estresse.

Sem contar que possui ácido glutamina, melhorando também a concentração e a memória, e piridoxina que ajuda a aumentar a hormona de GABA no cérebro, esse é um neurotransmissor que ajuda no desenvolvimento cerebral.

Esses são apenas alguns dos benefícios da manga, mas é importante saber que a fruta tem uma série de nutrientes e fitoquímicos, além de ser uma fonte rica de fibras e carboidratos e oferecer antioxidantes e vitaminas como vitamina E, C, A, B e K, e uma importante fonte de diversos minerais como zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio.

Fonte: Aphroditessecretcyprus

 



Leave a Reply