Erros na hora de fazer churrasco


0 votes

Churrasco é um dos pratos favoritos dos brasileiros, mas quem nunca cometeu erros na hora de prepará-lo? Que tal ver dicas de especialistas para dar tudo certo no próximo churrasco que você fizer? Confira a seguir!

O churrasco é sem dúvidas um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros, mas não é um prato muito simples de ser feito, já que não é apenas colocar o sal e levar ao fogo. Existem detalhes que fazem toda a diferença na hora de deixar o churrasco perfeito.  Vamos aprender o que não podemos fazer de jeito nenhum e também dar dicas para que seus convidados comam – e você – comam o melhor churrasco.



Escolha bem a carne

Já que a dica é escolher bem a carne, é importante você ter um açougue de sua confiança, afinal alguns nem sempre são tão honestos. Por exemplo: uma peça de picanha tem no máximo 1,1 quilogramas, mais que isso, é muito provável que você esteja levando um pedaço de coxão duro junto.

Uma dica importante é conhecer os melhores cortes para fazer um churrasco, coxão duro e lagarto são peças que não ficam legais. Caso você não saiba muito, ao ter seu açougueiro de confiança, ele lhe ajudará a escolher os melhores cortes e não lhe enganará.

O sal

Outro item de extrema importância, já que o churrasco não deve ser temperado com mais nada, somente com sal! Portanto, nada de colocar sal refinado, ele penetra na carne, tira o sugo e a deixa dura. A dica é usar sempre sal grosso.

Quando for usar o sal grosso, nada de fazer aquelas camas de sal, isso terá quase o mesmo efeito do sal refinado. A carne irá absorver o sal e consequentemente ficará dura. Especialistas em churrascos dizem que uma dica boa é colocar um prato com um pouco de sal grosso no fundo, por cima a peça de carne e em seguida mais um pouco de sal. Deixe perto do fogo durante uns cinco minutos – a fim de derreter o sal – depois é só colocar a carne para assar.

Assando as carnes

Esse é o momento mais importante, já que assar pode ser um problema. Começando pelas linguiças, nunca – em hipótese alguma – fure as linguiças! Esse ato faz com que elas percam a suculência e assim fiquem secas. E essa dica vale para qualquer carne, seja bovina, de frango ou porco, lembre-se nada de furar a carne!

Outra dica importante na hora de assar a carne, não fique virando todo o tempo, você pode ressecar a carne e ela não ficará perfeita. A dica é deixá-la assando – em uma altura considerável (40 cm) – e somente quando o sangue começar a aparecer na parte de cima, você pode virar a carne.



Fique atento a altura das carnes

E por ultimo, mas não menos importante, a altura que as carnes devem ficar do fogo. Especialistas afirmam que se a carne ficar a até 15 cm da brasa, ela será grelhada ou selada. No entanto, com peças pequenas, essa é a altura certa. Agora se você quer assar peças maiores o ideal é 40 cm para pedaços de tamanho médio e 60 cm para os grandes.

Com essas dicas você pode se tornar o melhor churrasqueiro da região. Aproveite e já programe o próximo churrasco.

Fonte: Donaghadeegolfclub

 



Leave a Reply