Saiba quando as batatas estão totalmente cozidas


0 votes

Aprenda aqui dicas para saber quando que as batatas estão completamente cozidas e não corra o risco de perder tempo ou deixar a batata dura.

Se você sempre fica na dúvida se a batata está ou não bem cozida, correndo o risco de tirá-la do fogo antes ou muito depois do ponto, veja nossas dicas para acertar o ponto das batatas bem cozidas.



As batatas quando colocadas para cozinhar podem ser usadas para fazer purê, escondidinho e ingredientes para outras receitas. Mas para obter uma melhor textura, sabor e aparência, é preciso cozinhá-las bem para que não fiquem com um sabor amargo. Antes de seguir nossas dicas, lave bem as batatas e limpe-as, retirando todas as marcas escuras (como de podre), por exemplo.

  1. Ferva as batatas sem tampar a panela e por, no mínimo, 20 minutos antes de ver se estão ou não bem cozidas. Use uma panela grande e com bastante água para que ela não derrame no fogão.
  2. Após passar os 20 minutos de fervura, retire um pedaço de batata da água espetando com um garfo. Se o garfo entrar facilmente e sair limpo, é sinal de que a batata está totalmente cozida.
  3. É importante observar a aparência que as batatas cozidas apresentam, pois as batatas quando estão totalmente tem que serem quase brancas e qualquer borda precisa estar bem macia e não definida nitidamente.
  4. Assim que esfriar totalmente, prove um pedaço da batata para verificar se está ou não amarga e crocante. Uma batata quando está totalmente cozida precisa ser suave, cremosa e macia.

Técnicas para cozihar batatas

Para cozinhar as batatas é preciso começar sempre com água fria, mas apenas no caso de batatas mais velhas e nunca as mais novas. Existem muitas razões para usar essa técnica, pois para que o amido fique gelatinoso, é preciso que a temperatura da água atinja de 58 a 66°C.

Somente assim a batata terá o seu interior cozido totalmente, mas se colocar a batata para cozinhar diretamente na água qu está fervendo, então a gelatinização vai começar imediatamente em sua parte exterior e quando o interior ficar cozido, o exterior ficará desfeito.

É claro que começar o processo de cozimento da batata em água fria, torna o processo mais lento, mas é exatamente o que a batata precisa para obter uma forma mais homogênia, onde o interior vai cozinhar sem causar grandes danos nas camadas exteriores.

Portanto, cozinhar as batatas com água fria faz com que a parte exterior tenha tempo de se tornar mais resistente durante o processo todo de fervura, até que a parte interna esteja mole. Em todos os vegetais onde ocorre isso, possuem uma enzima em suas paredes celulares, ficando ativadas por volta de 50°C e inativada a 70°C, alterando assim as pectinas da parece celular onde faz com que elas fiquem interligadas por cálcio.

Para que as batatas possam manter a cor e sabor mais bonito e gostoso, você pode acidificar um pouco da água na cozedura. Percebemos muitas vezes o interior da batata cozida acinzentada e isso acontece devido à combinação de ferro e as substâncias fenólicas que acabam reagindo ao oxigênio e formando assim um complexo mais corado.



Fonte: Foodnetwork



Leave a Reply