Benefícios da gelatina para nossa saúde


1 vote

Você conhece os benefícios da gelatina para nossa saúde? Então veja aqui quais são e inclua esse alimento no dia a dia.

A gelatina é de origem animal e muito rica em colágeno, este é responsável por fazer a manutenção dos ossos e responsável também pela reconstituição ou pela regeneração das articulações. Ele age contribuindo para travar o processo de flacidez natural, típica do envelhecimento.



Entre os benefícios que a gelatina oferece para a nossa saúde está o fortalecimento dos cabelos e unhas, pois proporciona uma resistência maior, assim como também brilho, crescimento e espessura. Sem contar que a gelatina é uma fonte de hidratação excelente tanto para a pele quanto para o intestino.

Fora que a gelatina não engorda, mesmo que tenha açúcar ela possui muita água, fazendo do alimento um forte aliado para quem está de dieta. E ainda o mercado oferece opções de gelatina light e diet, sem adição de açúcar. É importante saber também que a gelatina não contém gorduras, sendo uma alternativa de doce que pode fazer parte de qualquer cardápio, tanto para quem está de dieta como para quem está procurando pelo rejuvenescimento da pele, devido a seu colágeno.

E mais! Se você acrescentar frutas, como a maçã, abacaxi, pêssego e morango em pedaço ainda na água quente da mistura para gelatina, você terá uma gelatina ainda mais nutritiva.

Principais benefícios da gelatina

Entre os principais benefícios da gelatina, estão:

  1. Unhas, dentes e cabelos

A queratina que se encontra na gelatina é uma das proteínas que nosso corpo precisa, pois ajuda a manter o corpo mais forte. Ao consumir a gelatina você estará garantindo a manutenção desse elemento de forma simples e bastante eficaz.

  1. Cicatrização

As proteínas são essenciais no processo de cicatrização de machucados e feridas e a gelatina oferece um aminoácido específico, o glicina. Ele está ligado diretamente à redução da inflamação, proporcionando a cura mais rápida, ajudando no desenvolvimento de uma nova pele como cicatriz.



  1. Sistema imune

Outro aminoácido encontrado na gelatina é o prolina, que está relacionado com a melhora na função imunológica nos animais, significando que nós podemos melhorar a capacidade de combater doenças e infecções por meio do consumo de gelatina na dieta diária.

  1. Controle do peso

De acordo com alguns estudos, a gelatina está relacionada com o aumento da produção de HGH (hormônio do crescimento humano), estimulando o metabolismo por meio de seus ácidos de nutrientes e de aminoácidos. Sem contar que a proteína e a fibra faz com que uma pessoa se sinta completa, eliminando o desejo pelo excesso de alimentos, tornando a gelatina em um alimento útil para quem quer emagrecer.

  1. Benefícios para o sono

Há uma ligação entre a glicina e a melhoria dos ciclos de sono, de acordo com alguns estudos, além de uma estimulação de alguns neurotransmissores e enzimas que aumentam a duração e qualidade do sono.

  1. Saúde digestiva

Por ligar naturalmente à água, a gelatina engrossa as fezes da mesma forma que as fibras fazem. Por melhorar uma grande parte do nosso banco, a gelatina reduz condições como obstipação, aumentando o movimento peristáltico nos músculos lisos intestinais e estimulando os sucos digestivos.

  1. Saúde articular e óssea

O fósforo, selênio e o cobre, proteínas encontradas na gelatina, são qauntidades significativas para nosso corpo, ajudando a manter nossos ossos fortes e aumentando a densidade mineral óssea. É um importante mecanismo de defesa contra problemas de saúde óssea, como osteoporose. Sem contar que outros aminoácidos colaboram contra a inflamação, conforme informado acima.

  1. Antienvelhecimento e tom de pele

Por ser basicamente um colágeno, a gelatina ajuda a manter a elasticidade e a tensão entre nossas células dérmicas. Aumentando a quantidade de colágeno, manteremos a pele mais firme e olhos mais jovens.

Fonte: Advocacy



Leave a Reply