Comidas de festa junina light


0 votes

Aproveite as versões light de guloseimas para fazer na festa junina e aproveitar os festejos com essas dicas de comidas de festa junina light.

Para você que está de dieta poder aproveitar os festejos do mês de junho sem sair da sua dieta, separamos algumas opções de comidas de festa junina light. Afinal, não é porque você está de dieta que não vai aproveitar as festas mais animadas do ano, com música caipira, quadrilha, brincadeiras e jogos só para não cair na tentação de comer um dos pratos típicos.



O Brasil é um país grande, mas em todo canto é comemorada a festa junina com tradição que mostra nuances diferentes entre os estados e regiões do país. Na Amazônia, por exemplo, o festejo começa em junho mas só termina no mês de dezembro, comemorando Santo Antônio e terminando com a comemoração para São Benedito.

É claro que algumas regiões focam mais que outras nas comemorações, como é o caso do nordeste, onde as festas juninas têm grande importância na região, tanto que acaba gerando disputas entre as cidades. Isso colabora muito com o turismo regional, unindo diversas religiões num grande culto. Já no Centro-Oeste e Sudeste do país, essa é apenas uma tradição caipira, com rodeios e festas do peão boiadeiro.

Cardápio junino

As comidas típicas servidas nas festas juninas são com certeza muito calóricas, o que dificulta para as pessoas que seguem algum tipo de dieta, em especial para aqueles que querem e precisam emagrecer. Embora sejam irresistíveis, você pode levar o seu prato light e saboreá-lo junto com os demais na sua festa junina.

O amendoim, por exemplo, oferece cerca de 625 calorias a cada 100 gramas consumida, mas você pode substituí-lo pelo milho, que é uma opção menos calórica e também muito saborosa.

Se você vai participar de uma festa junina ou fazer a sua própria, a dica é alterar as receitas tradicionais das festas juninas por opções menos calóricas e sem que se perca o sabor. Você pode adotar medidas simples, como por exemplo, trocar o leite integral e usar o leite desnatado, já vai te ajudar e muito. Outras opções que você pode usar para fazer alteração nas receitas são o açúcar refinado pela versão light ou adoçante de forno e manteiga por uma margarina light.

Mas se você foi convidado para ir a uma festa junina, porém não tem opção de levar o seu prato, uma dica muito importante é optar em comer os alimentos preparados à base de milho e evitar ao máximo os alimentos preparados com amendoim. Aproveite e dance muito a quadrilha e o forró, isso ajuda a perder as calorias que você ingeriu e te fará muito bem.



Cardápio light junino

Conheça algumas opções light para fazer para a festa junina:

– Bolo de milho verde

Rende cerca de 165 calorias a cada 100 gramas, basta usar leite desnatado e margarina light.

– Pé de moleque

Oferece 110 calorias a cada 50 gramas, se preparado com leite desnatado e margarina light.

– Curau

Cada 100 grama possui 105 calorias, se usado leite desnatado.

– Pãozinho de milho salgado

Se usado leite desnatado, cada 100 grama oferece 175 calorias.

Fonte: Bakinghistory



Leave a Reply