Dicas para abrir o apetite do seu filho e ajudá-lo a comer sem sofrimento


0 votes

Toda mãe sofre quando o filho ou filha não quer comer, sabe-se que nutricionistas, pediatras e médicos em geral escutam muitas reclamações de mães desesperadas. Mas essas mesmas mamães esquecem que a causa da recusa infantil pode estar nas atitudes dos pais. Vamos aprender como abrir o apetite de seu filho e fazê-lo comer sem dificuldades? Confira a seguir.

Identificando os problemas

Antes de tentar entupir seu filho ou filha de comida, você deve primeiro identificar quais os problemas que ele está passando para não querer continuar cometendo erros. Pais e mães mantenham a calma e evite a ansiedade, ela é extremamente prejudicial na hora de alimentar seu filho. Evite também as cobranças familiares, das avós, tias e pessoas mais próximas à família.



Amamente o máximo possível seu filho, este vinculo com ele é fundamental para a alimentação posterior seja sem sofrimentos. Além de manter um relacionamento com seu filho, ele é e sempre será o principal afeto entre mãe e filhos. Portanto, procure ao máximo estreitar os laços entre você e seu filho.

Conheça dicas para abrir o apetite de seu filho

  • Procure fazer refeições juntos;
  • Defina o cardápio diariamente;
  • Estabeleça horários fixos;
  • Não encha o prato;
  • Faça pratos divertidos;
  • Saia da rotina;
  • Faça uma horta e;
  • Evite as tentações.

Procure fazer refeições juntos

A criança sente extremamente feliz e confiante, ao ver os pais juntos no momento das refeições irão se sentir melhor. Aproveite este momento e mostre os alimentos mais saudáveis de forma que ele se sinta incentivado. Lembre-se coma estes alimentos também!

Defina o cardápio diariamente

Uma das melhores formas de incentivar seu filho a comer, abrindo o apetite é fazendo – juntamente com ele – um cardápio semanal. Procure receitas saudáveis, criativas e o mais importante aceite as sugestões dele. A criança precisa se sentir envolvida e interessada no assunto. Aproveite a participação da criança e faça uma horta, ao conhecer e plantar, desta forma as crianças vão gostar de criar o cardápio conhecendo o que vão comer.

Estabeleça horários fixos

Uma criança deve fazer ao menos cinco refeições por dia, deve sempre tomar o café da manhã, um lanche, o almoço, em seguida o lanche da tarde e o jantar. Todas as refeições devem ter horários pré-estabelecidos e de preferência nunca serem mudados. Isso auxilia a educar a criança e seu organismo para sentir a fome na hora certa.

Não encha o prato

Nunca, em hipótese alguma, encha o prato de seu filho. As crianças não precisam que seu prato esteja cheio, isso pode incentivar a comer mais e consequentemente a obesidade. As pequenas quantidades de comida saudável são suficientes para que seu filho se mantenha nutrido e com saúde.

Vale salientar ainda que o apetite muda conforme a idade das crianças, por isso converse sempre com seu médico.



Faça pratos divertidos

Uma boa estratégia para fazer sue filho comer bem é criar pratos alegres, coloridos e divertidos. Misture os alimentos que seu filho gosta com aqueles que ele evita, procure fazê-lo comer sem saber que está comendo o que não gosta.

Saia da rotina

Calma, essa regra não é para ser seguida todos os dias. Segundo os médicos, uma vez por semana é suficiente. Saia para comer fora, pode ser pizza ou mesmo um piquenique, quem sabe um churrasco. Lembre-se, uma vez por semana, mas nada que faça a criança fugir de todos os seus hábitos.

Evite as tentações

Mesmo que seja indicado sair da rotina e colocar comidas escolhidas pelas crianças, evite cair em tentação. Desde oferecer biscoitos recheados e batata frita todos os dias, uma sugestão é substituir a batata frita, por ela cozida. Faça pratos diferentes com o ingrediente que a criança gosta, isso ajuda bastante na hora de fugir das tentações.

Agora que você já aprendeu a ajudar seu filho a comer melhor, que tal colocar em prática? Comece criando seu cardápio e comendo junto isso ajudará a melhorar o apetite dele.

Fonte: Streetworkouts



Leave a Reply