Dicas para acertar o suflê


0 votes

O suflê é um prato francês muito delicioso e apreciado em todo o mundo, mas prepará-lo não é algo tão simples assim. Vamos aprender a não cometer erros e fazer um incrível suflê? Confira as dicas!

Você já deve ter comido um suflê, um famoso prato francês, de massa leve, vistosa, saborosa e alta, além de ser fofinha por dentro e crocante por fora, esta massa adora aparecer, por isso cresce sempre acima da forma.



Por ser tudo isso que falamos, o suflê – infelizmente – tem uma estrutura muito frágil e qualquer errinho na hora de preparar pode deixá-lo murcho ou talvez ele nem cresça. Por ser uma receita tradicional, nós trazemos para você algumas dicas de como preparar o suflê e acertar. Confira!

Dicas para acertar o suflê

  • O principal ingrediente: O ar

Isso mesmo, o ar é o principal ingrediente do suflê e é exatamente por isso que a massa dele é bastante aerada, em outras palavras, a massa do suflê é repleta de bolhas de ar. E para que ele cresça e depois não murche quando você retirar do forno, a dica é: Você precisa encapsular essas bolhas de ar.

E para que isso ocorra as claras em neve devem estar no ponto perfeito. Elas devem estar bem firmes – uma dica: Vire o recipiente de cabeça para baixo, elas não devem se mexer – com pequeninas bolhas de ar, no entanto, não podem estar duras demais, caso isso ocorra, seu suflê não irá crescer. Outra dica importante é colocar uma pequena pitada de sal enquanto está batendo as claras.

  • Colocando as claras em neve na massa

Momento crucial para definir toda a estrutura e delicadeza de seu suflê. Quando as claras ficam prontas e você deve incorporá-las à massa com leveza e sutileza. A principal dica é separar as claras em duas e colocá-las aos poucos, quando elas entraram no recipiente da massa você deverá fazer movimentos leves circulares, sempre de baixo para cima. Isto garante que você não quebrará a estrutura da massa do suflê. Todo esse cuidado garantirá que seu suflê fique homogêneo e no ponto certo.

  • A forma correta também é importante

Para que seu suflê saia perfeito é importante pensar ainda no recipiente que ele será colocado, vale ressaltar que o suflê não é desenformado, por isso, a escolha é extremamente importante. O Ramequin é o recipiente mais tradicional, no entanto, qualquer recipiente de louça e que possa ser levado a forno. Atenção para o tamanho de seu refratário, quanto menor ele for, melhor para fazer seu suflê crescer e ficar alto.

Dica importante: Não se esqueça de untar bem a forma escolhida, além de enfarinhar ou passar açúcar, isto garantirá que ele não grude, também ajudará a crescer e o melhor: a ficar com a crosta crocante por fora.



  • Temperatura do forno

Para garantir que seu suflê cresça, seu forno deve estar pré-aquecido e em uma temperatura muito alta, sempre acima de 250° C.. Dependendo do seu forno e do recipiente escolhido, seu suflê assará por 10 a 20 minutos. E este mesmo recipiente não pode estar completamente cheio para não transbordar.

Dica Final: Caso seu suflê seja doce, polvilhe açúcar. Se ele for salgado, cubra-o com queijo. Desta forma você garantirá aquela linda crosta dourada em cima.

Com todas essas dicas você está esperando o quê para fazer o seu suflê?

Fonte: Daisyt13



Leave a Reply