Diferentes tipos de açúcar: qual o mais saudável?


Que tal conhecer um pouco sobre açúcar? Você sabe que existem alguns tipos deles? Conhece o açúcar cristal, refinado, demerara e mascavo? Sabe quais são suas diferenças? E qual o mais saudável?
Mesmo com titulações diferenciadas, todos os tipos de açucares partem da mesma origem, a cana, sua matéria prima.  Após sua colheita é que começam as diferenciações, durante o processo de fabricação, e em seguida, aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo.
Açúcar orgânico: difere dos demais porque do plantio à industrialização, não recebe nenhum ingrediente artificial. Sugere-se o uso do mais escuro, por manter suas propriedades nutricionais.
Açúcar mascavo: é a forma mais bruta de extração do açúcar da cana.  Ele tem vários nutrientes, e seus principais são o cálcio e ferro e sais minerais em grandes quantidades, porém, por ter um sabor bastante parecido com o do caldo de cana, acaba por  desagradar  algumas pessoas.

açúcar mascavo
Açúcar demerara: com um leve processo de refinamento não recebe nenhum aditivo químico, por isso apresenta coloração marrom-clara e grãos grandes.



açúcar demerara
Açúcar cristal: o caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. È um açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Perderam mais de 90% dos seus nutrientes no processo de refinamento. A partir do açúcar cristal, são obtidos outros tipos de açúcar, como o refinado e o confeiteiro.
Açúcar refinado: no seu processo de fabricação, são utilizados aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais, deixando o produto sem nutrientes.

açúcar refinado
Os açúcares são nutrientes importantes e não devem ser totalmente retirados das dietas, ele é responsável pelo fornecimento de energia para o corpo, por isso é importante o uso consciente desse produto, use com moderação! Quando utilizado em excesso pode causar danos à saúde com aumento dos índices de triglicérides, aumento da probabilidade de diabetes, de obesidade, entupimento das artérias e até inflamação das células.
Agora que você já sabe um pouco sobre os tipos de açúcar, deu para perceber que o cristal e refinado são os piores para nossa saúde.

Resumindo: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, porém com preços mais altos. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos e perderam a maioria dos nutrientes, por isso preços mais baixos.
Para consumir açúcar com moderação ficam algumas dicas: trocar o consumo de tortas, bolos e cocadas por salada de frutas e doces de frutas sem calda. Outra opção é beber sucos naturais e apreciar o sabor adocicado da própria fruta.  E quando a vontade de comer bombom chegar o troque por uma barra de cereais.

 



Leave a Reply