Melhores alimentos para a dieta


1 vote

Se você está de dieta, precisa sabe o que comer para suprir as necessidades do seu corpo. Veja os melhores alimentos para a dieta.

Se você quer emagrecer sem prejudicar a sua saúde, é preciso então saber exatamente o que comer. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os melhores alimentos para a dieta. É importante entender que abusar de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares e sódio podem desencadear diversos problemas de saúde, como derrames, infarto, diabetes, obesidade, hipertensão e, inclusive, o câncer.



Busque sempre manter uma dieta equilibrada com alimentos saudáveis. Anote alguns dos alimentos mais importantes para o nosso corpo:

  1. Carne vermelha

Ela está no grupo dos alimentos que fornecem proteínas, mas a ingestão precisa ser variada. É fundamental que as porções sejam individualizadas e respeitando o perfil clínico de cada um. A carne vermelha oferece ainda ferro e vitamina B12, onde a falta delas no organismo pode causar anemia. Sem contar que o ferro que a carne oferece é melhor absorvida do que em relação ao ferro de alguns vegetais, portanto é ideal seu consumo ao menos uma vez por semana.

  1. Aveia

Consumir aveia periodicamente colabora eficazmente contra doenças cardíacas. Isso porque a aveia possui uma fibra, betaglucano, que reduz o colesterol ruim. Além disso, a aveia ajuda quem tem problemas gastrointestinais por ter fibras insolúveis e ela atua também na prevenção do câncer.

  1. Folhas verdes

Elas são excelentes fontes de fibras alimentares, sais minerais e vitaminas, que formam um grupo dos alimentos reguladores. A alface, por exemplo, além de ser facilmente encontrada nas feiras e supermercados, oferece cálcio, fibras e vitaminas A, B e C.

  1. Peixe

O peixe apresenta baixo teor de gordura saturada, além de ser um alimento rico em proteína. O ideal é manter o peixe pelo menos duas vezes na semana como parte do cardápio. O bacalhau e o salmão, por exemplo, são peixes de água fria ricos em ômega 3, o que contribui para diminuir o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.

  1. Leite

O leite é um dos principais colaborados de cálcio para o organismo, mas também oferece proteínas de alto valor biológico e vitamina A. O ideal é que uma pessoa adulta consuma três copos de leite desnatado diariamente, pois este apresenta menor nível de gordura.



  1. Cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno, onde os carotenóides presente no vegetal são transformados em vitamina A. Mas atenção! Não exagere na dose, pois a cenoura absorve muito agrotóxico e este aumenta o risco de câncer.

  1. Azeite

Muito rico em gorduras monoinsaturadas, principalmente se for extravirgem, estas colaboram para aumentar o HDL e reduzir o colesterol ruim. Sem contar que o azeite possui propriedades antioxidantes, o que colabora no combate aos radicais livres, estes associados ao câncer.

  1. Banana

Oferece alta quantidade de potássio e frutose, onde o potássio colabora como protetor contra a hipertensão. A banana também melhora a circulação do sangue no organismo, o que diminui as câimbras. Sem contar que ela oferece ainda vitaminas C, B1, B2 e A, contribuindo para o bom humor.

  1. Laranja

Rica fonte de vitamina C, mas também possui flavonóides, que ajudam muito na prevenção do câncer. Podemos dizer que a laranja é excelente por misturar a vitamina C com flavonóides, já que a mistura aumenta o efeito dos flavonóides.

  1. Frutas oleaginosas

As nozes, castanhas-do-Brasil e as avelãs, são bons exemplos. Frutas oleaginosas são ricas em selênio, este está relacionado com as funções do sistema nervoso central e sistema imunológico. Basta uma unidade da castanha-do-Brasil para que a pessoa tenha a quantidade diária necessária de selênio.

Fonte: Tipsfromtown



Leave a Reply