Origens do fondue


0 votes

O conhecimento da origem relacionada com certo tipo de receita é muito importante para conseguir elaborar a mesma de forma adequada e neste caso vamos conhecer em seguida um pouco mais sobre as origens do fondue.

Informações sobre origem do fondue e sua evolução

Origens do fondue

Este prato tão apreciado em todo o mundo conta com muitas histórias com relação à sua origem como a de que esta receita surgiu na Idade Média nos Alpes suíços sendo que uma nevasca isolou os moradores ao redor da cidade de Neuchâtel.



Neste mesmo local houve uma produção grande de queijo que para não ser perdido acabou sendo usado na forma derretida para a sua conservação bastando para o seu uso apenas acrescentar um álcool chamado kirsch.

Mas existe ainda a ideia de que o fondue foi originado na guerra por soldados suíços no ano de 1291 como forma de ter algo quente para comer com pão nos campos de batalha, mas com tipos de queijo diferentes dos usados na atualidade.

O sucesso do uso do fondue, no entanto, surgiu apenas nos anos 50 com a sua chegada à cidade de Nova York e hoje conta com uma série de versões, mas a sua receita verdadeira deve contar sempre com elementos como álcool kirsh, vinho branco seco, fécula de batata e o queijo.

No momento da escolha do queijo a ser usado no fondue a mesma vai depender da região do planeta em que se está sendo que as modalidades com muita gordura não são indicadas porque não ficará cremoso e como uma liga.

Por isso, as modalidades de queijo mais comuns para se fazer um bom fondue são raclette – queijo do tipo fundido -, emental e ainda o gruyère que podem ser colocados em quantidade e variedade grande.

Desta forma, ao considerar a origem do fondue ele pode ser servido junto com diversas opções como pães, picles, carnes variadas ou ainda o molho salgado de sua preferência, mas as opções doces como com chocolate, sorvetes e outras opções diferentes foge da regra tradicional deste prato que deve ser servido de forma isolada com vinho branco.



Fonte: Bbc



Leave a Reply