Principais cortes de carne


0 votes

Um assunto que gera muitas dúvidas com relação à culinária consiste no fato de que os principais cortes de carne na maioria das vezes não são conhecidos em seus detalhes levando ao uso de partes incorretas deste alimento de acordo com a preparação desejada.

Entenda como são os principais cortes de carnes

Principais cortes de carne

O acém se refere à parte mais macia da região da frente do boi com pouco teor de gordura sendo indicado que o mesmo seja cozido podendo ser feito em panela de pressão bem como usado para ensopados, assados, sopas, molhos e outras possibilidades.



A alcatra, por sua vez, é a melhor parte encontrada na região de trás do boi em sua coxa podendo ser utilizada para bifes e também para assar e ainda grelhar consistindo ainda em uma dica interessante para uso no churrasco.

Existe o contrafilé o qual vem do lombo do boi contendo uma camada de gordura lateral que deixa esta carne mais úmida além de ser macia e com um gosto bem diferenciado que pode ser utilizada em preparações assadas, grelhadas ou ainda compondo rosbifes, medalhões e estrogonofes.

A costela, por sua vez, é encontrada na parte superior do tórax bovino e por isso conta com ossos maiores e muitas possibilidades de sabores exigindo um cozimento mais longo podendo ser usada como churrasco ou ainda cozida junto com legumes.

Existem ainda outras partes importantes como o músculo, maminha que á parte mais macia da alcatra, lagarto que tem cor mais clara sendo magro e no formato alongado e ainda o patinho que fica na parte traseira do boi ideal para bifes e ensopados.

Assim, os principais cortes de carnes possuem uma série de alternativas relacionadas com as partes do gado que permitem a criação de diferentes receitas as quais ficarão bem em seu cotidiano e também nas comemorações.

Fonte: Culinaryarts





Leave a Reply